27 de maio de 2011 as 16:53 / Educação, Sem categoria

Conselheiras Municipais de Educação participam de encontro de formação

Com o objetivo de descentralizar as ações, a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (UNCME/RS) está promovendo uma série de encontros de formação para conselheiros municipais de educação, denominados “Caravana UNCME”. Os encontros têm o objetivo de proporcionar aos Conselhos de Educação de todo o estado a oportunidade de participar de formação em locais mais próximos de seus municípios, uma vez que há dificuldade para o deslocamento destes em eventos mais distantes.

Esta é uma das ações que a diretoria da UNCME propôs realizar ao assumir o mandato em 2009. “Sabemos das dificuldades que os conselheiros enfrentam para participar dos eventos centralizados em Porto Alegre, por isso nos propomos a levar até os municípios estes espaços de formação e aquisição de conhecimento”, afirma vice-coordenadora da UNCME-RS e Presidente do Conselho Municipal de Educação de Não-Me-Toque, Saionara Palharini.

As conselheiras de educação de Não-Me-Toque, Ana Gilse Lopes Carvalho, Luciane Kissmann e Saionara Palharini participaram do I Encontro Caravana UNCME-RS, realizado em Passo Fundo, no dia 25 de maio. A palestra de abertura do Encontro teve como tema “O Papel dos Conselhos de Educação” realizada pelo Coordenador da UNCME-RS, Sr. Diego Tormes e as Oficinas realizadas na tarde foram orientadoras no assunto de elaboração de atos legais dos Conselhos. Com a presença de Secretários Municipais de Educação e Conselheiros de Educação, totalizando mais de 200 participantes, o encontro reuniu as regionais AMAJA, AMASBI, AMPLA, AMZOP, AMUNOR e AMAU, superando as expectativas. Outros encontros já estão agendados para os próximos meses e contemplarão outras regionais.