A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
26 de maio de 2011 as 10:32 / Assistência Social, Sem categoria

Fórum de debates sobre abuso e exploração sexual de jovens é realizado

Como um momento de reflexão, referente ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi realizado o I Fórum Municipal de Debates sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na manhã desta quarta-feira, dia 25 de maio, em Não-Me-Toque. O evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social e aconteceu no CRAS.

Segundo a assistente social, Silvia Nemecek Loss, uma das organizadoras do encontro, representantes de todos os colégios do município, hospitais e postos de saúde, bem como conselheiros tutelares, agentes de saúde e membros de entidades atuantes no município, foram convidados a participar do fórum, além de toda a comunidade de um modo geral. “Mais de 50 pessoas compareceram ao evento, o que nos deixou muito satisfeitos, uma vez que foi o primeiro fórum a ser realizado sobre abuso e exploração sexual de jovens, o que mostra que muitas pessoas da comunidade estão engajadas – ou querem se engajar – nesta luta”, salienta Silvia.

O encontro foi marcado pela palestra da professora e coordenadora do curso de Serviço Social da ULBRA/Campus Carazinho, Nair Angélica Marchezan, que ressaltou a importância de eventos como este em uma sociedade. “Precisamos falar de abusos e violência contra nossas crianças e adolescentes. Se não tocarmos neste assunto e não fazermos com que a sociedade saiba desta problemática e perceba que é um problema existente, nunca serão tomadas as devidas providências e o silêncio seguirá, como se essas agressões não existissem. Com isso, nossos jovens ficam mais vulneráveis e sem amparo”, advertiu Nair, já no início da palestra, falando que a violência contra crianças e adolescentes é uma questão delicada, mas que não pode ser esquecida.

Durante o fórum, o professor de Direito, também da ULBRA/Campus Carazinho, Luis Marcelo Mendes, fez esclarecimentos referentes à legislação vigente, sobre crimes contra menores de idade.

Muitas foram as dúvidas  que surgiram durante o encontro e os assuntos mais debatidos foram as formas de violência, como realizar denúncias e a quem cabe a investigação.

A secretária de Assistência Social, Margarete Lauxen, que acompanhou todo o evento, garantiu que esta questão estará novamente sendo discutida no próximo semestre, quando deve ocorrer oficinas práticas, onde os participantes poderão refletir mais sobre a problemática.

A vice-prefeita Teodora Lütkemeyer também esteve presente no I Fórum Municipal de Debates sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e elogiou a iniciativa da Secretaria de Assistência Social em promover tal evento, que visa proteger os jovens de Não-Me-Toque. Juntamente com a vice-prefeita, a secretária de Saúde, Bernadete Piva, também participou do encontro.

Como o evento foi realizado no dia 25 de maio, Dia do Desafio, todos os participantes realizaram 15 minutos de exercício antes do início da palestra. Também, os alunos do CEI fizeram uma apresentação musical para os presentes.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir