A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
23 de maio de 2011 as 11:32 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Município se preocupa com a destinação correta do lixo

Não-Me-Toque vem se preocupando cada vez mais com as questões ambientais. Um projeto que visa minimizar ao máximo a produção de lixo a ser destinada ao aterro sanitário está em estudo e desenvolvimento, prevendo realizar a ação ambientalmente correta, reaproveitando os materiais e gerando emprego e renda. Neste sentido, já foi elaborado um projeto para uma central de triagem e compostagem, para o tratamento de resíduo sólido urbano.

No entanto existem lixos que devem ter outros destinos e não podem ser mandados para aterros sanitários, como é o caso das pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, termômetros e produtos afins. Estes materiais contêm metais considerados perigosos na composição e precisam ser separados dos demais resíduos. Como forma de alertar e educar a sociedade, haverá uma programação específica durante a Semana Nacional do Meio Ambiente. No dia 07 de junho, por iniciativa do Ministério Público e Administração Municipal, deve acontecer uma audiência pública relacionada à destinação correta para produtos que contenham chumbo, cádmio e mercúrio na composição. O evento será aberto a toda comunidade e será realizado no auditório central da Expodireto, a partir das 9 horas.

A diretora de Meio Ambiente, a bióloga Manoela Cielo, acredita que discutir o tema e colocar a comunidade a par do trabalho que é realizado no município, bem como o que está sendo planejado, é extremamente importante, até mesmo para desenvolver a consciência ambiental e mostrar que o meio ambiente é responsabilidade de todos. “A educação ambiental é o instrumento mais importante para promover a sustentabilidade, através da mudança necessária nos cidadãos, provocando o incômodo de passá-los de desconhecedores dos problemas para espectadores, de espectadores para atores e produtores das soluções, de desinteressados para comprometidos e co-responsáveis pelas ações, de responsáveis pelos problemas para parceiros das soluções e de indiferentes para apaixonados pelo tema”, declara a bióloga, frisando que o lixo não é um problema e sim o outro lado da prosperidade.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir