20 de maio de 2011 as 16:52 / Educação, Sem categoria

Quase duas mil pessoas participam do VII Seminário sobre Álcool e Drogas

Na noite desta quinta-feira, 19 de maio, foi realizada a abertura do VII Seminário sobre Álcool e Drogas – “O que você sabe sobre drogas?”. Na oportunidade, o prefeito Antônio Vicente Piva, a vice-prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Darci Bueno da Silva, bem como o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gilson dos Santos, e o vereador Valdir Alberi Kirst (Kexinho) estiveram dando início ao evento.

O vereador Kexinho, responsável pelo projeto de lei do Legislativo Municipal que deu origem ao seminário, foi o primeiro a fazer uso da palavra. Disse estar contente em ver tanta gente prestigiando a 7ª edição do encontro. Ressaltou que através do seminário e de outras atividades realizadas pelos poderes Executivo e Legislativo, muito já foi feito na luta contra as drogas e o álcool. “Mesmo assim, não podemos parar por aqui. O problema dos entorpecentes é gravíssimo em toda sociedade e não apenas em Não-Me-Toque. Precisamos nos mobilizar e tentar reverter este triste quadro” enfatizou Kexinho, pedindo ainda que todos os presentes se dessem as mãos, simbolizando a preocupação e o cuidado com o próximo, pois segundo o vereador, o problema das drogas não é apenas do viciado e de sua família, mas sim de toda a comunidade.

Na ocasião, o prefeito Antônio Vicente Piva parabenizou o Legislativo pela iniciativa e a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto por ter abraçado a causa e organizado o evento ao longo dos sete anos. Para Piva, realizações como esta são de extrema importância, para que se possa prevenir e combater o problema da drogadição, contribuindo, desta maneira, para a construção de uma sociedade mais equilibrada, mais saudável e com menores índices de violência.

As palestrantes deste ano foram as voluntárias da Cruz Vermelha Brasileira/RS (Setor de Prevenção), a psicóloga clínica, terepeuta familiar, mestre em álcool e drogas, Nair Paim Kessler, e a psicóloga clínica e psicoterapeuta Indaia Fonseca da Fonseca.

O objetivo do VII Seminário sobre Álcool e Drogas – “O que você sabe sobre drogas?” é garantir à comunidade não-me-toquense orientação e esclarecimento sobre os danos que causam as drogas, lícitas e ilícitas.

O evento, que teve início na noite de ontem, terminou agora à tarde e contou com a participação de cerca de 1.800 pessoas, entre alunos de todas as escolas do município, a partir da 5ª série, e comunidade. Os alunos do curso técnico em Agricultura de Precisão também marcaram presença. Quatro sessões de palestras foram realizadas para que todos tivessem a oportunidade de participar.