18 de maio de 2011 as 17:00 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Não-Me-Toque passa por processo de alterações no trânsito

O trânsito de Não-Me-Toque vem passando por mudanças. Nos últimos dois meses foi realizado um afunilamento na Av. Guilherme Augustin, em frente à EMEI Ciranda da Alegria, para forçar os carros a diminuírem a velocidade no local, e barreiras foram colocadas ao longo da mesma avenida, impedindo o acesso de automóveis à ciclovia. Estas e outras mudanças, que devem ser realizadas ao longo deste ano, são parte do projeto de Sinalização Viária do Município.

“Não há como negar que Não-Me-Toque está crescendo e que o fluxo de pedestres e principalmente de veículos tem aumentado muito nos últimos anos”, salienta a vice-prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, ao explicar que esta é a principal razão para o desenvolvimento de tal projeto.

Duas audiências públicas foram realizadas em 2010, na Câmara Municipal de Vereadores, pela Comissão Municipal de Trânsito: uma no dia 12 de maio e outra no dia 05 de julho. Na primeira, 45 pessoas estiveram presentes e na segunda, apenas 23. A participação da comunidade, ainda que em número não muito expressivo, foi fundamental para a discussão referente à implantação no novo projeto de trânsito.

Assinado pelo arquiteto e urbanista Clênio Carlan, de Porto Alegre, a nova organização do trânsito não-me-toquense irá contar com alterações em praticamente todo o centro da cidade. Os canteiros serão transformados em rotatórias em quadras alternadas. As quadras que não contarem com rótulas terão o centro da pista interrompido nos cruzamentos, proibindo a conversão à esquerda. Esta é uma das atitudes a serem tomadas para forçar o uso das ruas paralelas. Neste sentido, a Rua Otto Stahl deve receber asfalto para viabilizar tais mudanças, ainda este ano. Quando a obra estiver pronta, o trânsito de ônibus e caminhões será proibido na Av. Alto Jacuí.

Haverá semáforo de quatro tempos no cruzamento das avenidas Alto Jacuí e Waldomiro Graeff, onde será retirada a guarita da Brigada Militar, tornado aquela quadra de duas pistas e de duplo sentido novamente. Outra sinaleira de dois tempos será colocada no cruzamento da Av. Waldomiro Graeff com a Pedro Augustin.

O projeto já previa a retirada dos cocurutos, porém a ação foi antecipada em função de uma ordem de retirada dos mesmos pela Promotoria Pública.

Na saída da cidade para Carazinho, será instalado redutores tipo lápis na avenida, próximo à loja Madelar e indústria Jan I. Uma ciclovia está projetada para o local, terminando no cruzamento entre a Av. Waldomiro Graeff com a Rua Pedro Augustin.

O canteiro existente no cruzamento entre a Av. Waldomiro Graeff e Rua Otto Stahl também será transformado em rotatória e haverá mais uma rótula no cruzamento da Av. Waldomiro Graeff com a Rua Pinheiro Machado. Ainda será feito, nesta avenida, um canteiro divisor entre as duas pistas, sendo permitido somente a conversão para ambulância em ponto a ser definido próximo a saída do Hospital Alto Jacuí.

O projeto ainda prevê mais acessibilidade física nas calçadas, bem como será destinado estacionamento a idosos e deficientes ao longo da Av. Alto Jacuí. Passará a ser proibido estacionar em frente ao Hospital de Caridade, na primeira quadra da Rua Otto Stahl. Por enquanto, não há cogitação de estacionamento rotativo pago e o estacionamento oblíquo na Rua Otto Stahl, no trecho entre a Rua Fernando Sturm e Frei Olímpio Reichert deverá ser mudado para paralelo.

Durante a execução do projeto de Sinalizaçõa Viária do Município de Não-Me-Toque, toda sinalização horizontal e vertical será revista e revitalizada e os quebra-molas devem ser mantidos, principalmente os localizados próximos de escolas.