17 de maio de 2011 as 11:26 / Educação, Sem categoria

EMEI Infância Feliz é a primeira Creche Modelo inaugurada na região

A Escola Municipal de Educação Infantil Infância Feliz foi primeira Creche Modelo da região a ser inaugurada. O ato ocorreu na tarde do último sábado, dia 14 de maio, e contou com a presença das autoridades municipais como o prefeito Antônio Vicente Piva, a vice-prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gilson dos Santos, e demais vereadores, o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Darci Bueno da Silva, e demais secretários. Prestigiando a solenidade, o deputado federal Luis Carlos Heinze, que auxiliou no processo para que o município conseguisse recursos para a obra, esteve no local. Prefeitos e secretários de educação de municípios da região também estiveram na cerimônia, bem como o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica.

Na oportunidade, o prefeito Antônio Vicente Piva disse estar muito feliz em estar investindo na educação do município. “Investir no futuro é investir em nossas crianças, pois elas serão os trabalhadores, empresários, gestores e lideranças de Não-Me-Toque de amanhã”, frisou. Ainda, citou a engenheira civil Luciara Becker, pela dedicação empenhada na obra, e chamou o ex-prefeito, Armando Carlos Roos, para homenageá-lo pela iniciativa, uma vez que o projeto da EMEI teve início em seu mandato.

Também durante a solenidade, o deputado Heinze declarou estar muito honrado em participar de tal evento. “É uma alegria muito grande estar em Não-Me-Toque participando da inauguração da primeira Creche Modelo construída na região da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA). E fico muito orgulhoso em ter conseguido ajudar nas negociações inicias, ainda em 2007, quando Armando Roos era o prefeito, Piva o vice-prefeito e Teodora era a secretária de Educação”, lembrou e parabenizou Piva e Teodora por darem sequência ao projeto que tanto deve trazer desenvolvimento ao município.

A EMEI recém-inaugurada foi construída em parceria entre o Ministério de Educação e Cultura (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Administração Pública de Não-Me-Toque. O convênio para a construção da Creche Proinfância, Modelo B, foi assinado em 2007. As obras da escola tiveram início em junho de 2009 e ao longo da edificação da EMEI foi investido R$ 1.167.647,00. Deste montante, R$ 940.500,00 provenientes do convênio com o Governo Federal-Proinfância – programa de fortalecimento da Educação Infantil – e R$ 227.147,00 de contrapartida do município.

A Escola Infância Feliz conta com 1.118,48 m² em área administrativa, área de serviços, área de alimentação, além das áreas pedagógicas, que contam com duas salas para creche I (04 a 11 meses), duas salas para creche II (1 a 2 anos), duas salas para creche III (2 a 4 anos), duas salas para pré-escola (4 a 6 anos). Também há as áreas de uso comum, como recreio coberto, auditório, sanitários para alunos, circulação e acessos. Nestas condições, a escola possui capacidade para atender até 112 alunos em turno integral ou 224 crianças em dois turnos.

Para atender a demanda das crianças matriculadas na EMEI, a escola conta com equipe gestora (diretora, vice-diretora e coordenadora pedagógica), 12 professores, cinco auxiliares de serviços gerais, uma prestadora de serviços e três estagiárias do CIEE.

Para a funcionalidade da escola, o Governo Federal disponibilizou R$ 100.229,19 em equipamentos e mobiliários, com a contrapartida R$ 1.012,42 do município. A Administração Municipal ainda investiu R$ 47.143,00 em 1.200 m² de grama plantada, 27 m² de grama sintética, central de alarme monitorado, zeladoria noturna, pintura de 1.258m² de piso granítico e aquisição de equipamentos necessários para a funcionalidade da escola.

Em função de a creche estar localizada numa área retirada, os 116 alunos que estão matriculados na EMEI Infância Feliz contam com a oferta de transporte escolar, acompanhados de uma monitora, para a segurança dos pequenos. Em termos de segurança, o próximo passo dado pela Administração Municipal é um projeto que prevê a construção de muro e cerca ao redor da escola. O mesmo já foi encaminhado ao FNDE do Ministério da Educação, no valor aproximado de R$ 110.000,00 o qual aguarda aprovação.

Após a solenidade de inauguração e desenlace da fita inaugural, autoridades, professores, pais e comunidade assistiram a apresentações de alunos e puderam conhecer as dependências da nova Escola Infância Feliz, onde as crianças passaram a ser atendidas já nesta segunda-feira, dia 16 de maio.