10 de maio de 2011 as 09:51 / Sem categoria

Comunidade Santa Ana completa 50 anos em grande estilo

Uma comunidade unida não apenas celebra o seu cinquentenário, mas vive a data intensamente. Analisando por esse ângulo, podemos dizer que a comunidade Santa Ana tem vivido intensamente os seus 50 anos. A comunidade católica de Posse São Miguel está aniversariando este mês e o evento já rendeu até programa de TV.

A ideia surgiu do Frei Sérgio Görgen. Foi ele quem entrou em contato com a TV Aparecida para sugerir a gravação de um programa aproveitando a ocasião festiva. “Depois de lançada a ideia, nós abraçamos a causa”, conta Elisete Martins Pinto, irmã do frei e uma das líderes da comunidade. Segundo ela, o programa vai além do que apenas mostrar a festa dos 50 anos da Santa Ana. “Este programa vai mostrar como é possível viver na zona rural com qualidade de vida” enfatiza Elisete.

Para produzir a reportagem, que deve contar com cerca de 30 minutos, a equipe do programa Vida no Sul esteve produzindo material na quinta e sexta-feira da última semana, dia 05 e 06 de maio. A atividade leiteira, a piscicultura, a agricultura, bem como a bovinocultura, tiveram destaque como principais fontes de renda do local e a diversão foi o destaque da fonte de vida.

Para Almir Görgen, o popular Mire, o êxodo rural foi muito grande nas últimas décadas e a população de todas as localidades no interior de Não-Me-Toque diminuíram drasticamente. “Vendo o povo migrar para a cidade, nós resolvemos tomar alguma atitude para não apenas manter quem ficou, mas proporcionar qualidade de vida aos que ficaram”, explica. E foi assim que a comunidade se organizou e formou o Grupo de Mães, o Grupo de Jantas, além de contarem com o time de futebol, último campeão do Campeonato Municipal de Futebol, o Sabiá Branco. Mire ainda conta que através do Grupo de Jantas, foram realizados cursos de danças gauchescas, campeonato de bocha e até mesmo um grupo de teatro foi formado pelos integrantes. “No último ano nós chegamos até a fazer uma apresentação numa das localidades de Colorado”, comenta. Além das festas, as pessoas também se unem para praticar o bem. No natal, há um Papai Noel que visita a localidade, levando balas e doces para as crianças, de casa em casa. Em cada lar, arrecada alimentos não perecíveis, que após, são entregues para um dos moradores do local, o qual vive com dificuldades financeiras.

E foi essa vida ativa, que alegra os moradores de Posse São Miguel e que une os integrantes da comunidade católica Santa Ana, que chamou atenção da TV Aparecida. Após as gravações das lidas e do cotidiano da população local, uma festa foi organizada na sexta-feira à noite para comemorar o evento. Músicos não-me-toquenses estiveram animando a festa. O cantor Gabriel, da dupla Will e Gabriel, disse estar muito orgulhoso por ter sido convidado para cantar. “É uma satisfação ser reconhecido, além de ter a oportunidade de estar aparecendo na mídia, divulgando o nosso trabalho e a comunidade, é claro”, enfatiza.

O prefeito Antônio Vicente Piva, a vice-prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer e o secretário de Habitação, Ibanêz Vitor de Quadros, participaram das festividades. O prefeito estava muito contente e parabenizou a comunidade pela organização do evento e também pelo projeto de gravação do programa Vida no Sul. Destacou que essas realizações unem mais ainda os membros das comunidades, promovendo não só as localidades, mas o município de um modo geral.

O programa Vida no Sul, da TV Aparecida, ainda não tem data definida para veicular o programa gravado em Não-Me-Toque. Porém a data escolhida será ainda no mês de maio.