A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
28 de abril de 2011 as 14:13 / Educação, Sem categoria

Professores do Município participam da retomada do Escola no Campo

A Cotrijal juntamente com a Syngenta retomou as atividades do Projeto Escola no Campo. A primeira atividade deste ano (2011) aconteceu ontem (26) e foi uma capacitação para os secretários de educação, todos os professores e os coordenadores do Projeto Escola no Campo 2011 de cada município. 

O encontro de capacitação foi realizado pela fundação Abrinq, no Auditório do Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, com o objetivo de apresentar a nova cartilha de trabalho e debater as atividades que serão realizadas durante o ano. A coordenadora de Educação da Fundação Abrinq, Amélia Bampi, desenvolveu as atividades com os educadores presentes e destacou durante a palestra a importância do tema que será trabalhado em sala de aula. “Trazer esse tipo de informação para os nossos alunos é fundamental, principalmente pelo fato de que estamos falando da preservação do meio ambiente, também de uma agricultura sustentável e com responsabilidade social”. 

As ações do projeto Escola no Campo, junto com os alunos, devem começar no mês de maio com a utilização da cartilha. Essas ações encerram no mês de novembro quando acontece o encerramento do projeto.

 

O que é o projeto
Realizado em parceria com a Syngenta e Secretarias de Educação, com o objetivo de educar os alunos da área rural, futuros agricultores, para o uso correto e seguro dos agrotóxicos, visando a saúde dos seus usuários e a proteção do meio ambiente, o Projeto Escola no Campo se firma a cada ano como uma das ações prioritárias da Cotrijal na área ambiental. Completando dez anos em 2011, o projeto é desenvolvido em 13 municípios da área de ação da cooperativa, envolvendo anualmente um contingente de mais de 1.700 alunos de quintas e sextas séries do ensino fundamental, incluindo escolas rurais e urbanas.
O projeto Escola no Campo envolve professores de ciências do Ensino de 1º Grau, técnicos e agrônomos da extensão rural, agricultores, aplicadores de agrotóxicos, entidades de extensão rural, secretarias de Educação, comunidades, universidades e cooperativas. 
A metodologia básica implica na capacitação dos professores, seguindo-se de estudos e debates em sala de aula, entrevistas aos agricultores (pais), análise do que foi colhido, e elaboração de trabalhos pelas crianças (cartazes, desenhos, reaproveitamento de materiais, entre outros). 
O encerramento de cada edição do projeto é realizado no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, com mostra dos trabalhos classificados no concurso de desenho e frase produzidos durante o período de aprendizado, e premiação para os primeiros e segundos colocados de cada município, nas duas categorias. São também reconhecidos com premiações, as escolas e os professores participantes do projeto. Em 2010, o projeto foi encerrado no dia 25 de novembro e contou com a participação de 1.780 alunos e 161 professores. Em nove anos de projeto mais de 16 mil alunos e 5ª e 6ª séries, já participaram das atividades.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir