27 de abril de 2011 as 17:40 / Habitação, Sem categoria

Mais 12 casas são entregues pela Administração Municipal

Mais 12 moradias foram entregues nesta terça-feira, dia 26 de abril, no Núcleo Habitacional Alfredo Alzírio Roos, pelo prefeito Antônio Vicente Piva, secretário de Habitação Ibanêz Victor de Quadros e a gerente geral da Caixa Econômica Federal, Cíntia Maria Iazuski. Também participaram da solenidade de entrega a vice-prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, o presidente da Câmara de Vereadores Gilson dos Santos e os vereadores Edson Heller, Kéxinho e Gessy Trennepohl, bem como os secretários de Finanças, Obras e Gabinete: Naor Kümpel, João Van Riel e Pedro Fioravante Piva, respectivamente.

A solenidade de entrega foi feita em frente à casa de Sadi Orinei do Nascimento, que recebeu simbolicamente a chave da casa própria – ato que representou a entrega das 12 residências. Piva aproveitou a oportunidade para falar da importância da aquisição de um imóvel na vida dos cidadãos. “Você pode perder o emprego, ter problemas financeiros ou de outras naturezas. Mas tendo casa própria, tudo fica mais fácil, pois você tem o seu lar, um lugar para onde voltar no fim do dia, sabendo que aquele espaço e tudo o que tem dentro dele lhe pertence”, ressaltou o prefeito.

O secretário de Habitação falou da satisfação em ver a secretaria para qual responde entregando as 12 casas àquela comunidade. Ainda, incentivou os moradores do bairro a se unirem para formar uma associação, pois segundo Ibanêz, quanto mais unida for a comunidade, mais força a mesma terá para alcançar recursos para investir em melhorias.

A gerente da Caixa Econômica relatou que na tarde do mesmo dia havia sido fechado o balanço de liberação de financiamentos para a área de habitação, em Não-Me-Toque, nos últimos 17 meses (entre novembro de 2009 e março de 2011). Neste período R$ 15.800.000,00 foi investido no financiamento de 300 imóveis, através de diversos programas de habitação administrados pela Caixa Econômica, o que beneficiou cerca de mil pessoas.

Referente às casas entregues nesta terça-feira, todas foram construídas através do programa “Minha casa, Minha vida”. Para conseguir financiamento dentro de tal programa, é necessário ter um terreno. Neste sentido, a Administração Municipal, através da Secretaria de Habitação, vendeu os terrenos no Núcleo Habitacional Alfredo Alzírio Roos pelo valor de R$ 2.000,00 – que deverá ser pago, juntamente com o financiamento concedido pela Caixa Econômica Federal, em 25 anos. Cada casa teve um custo de R$ 45.000,00, dos quais R$ 31.000,00 foram financiados e R$ 9.000,00 foi subsidiado pelo Governo Federal.

Os 12 beneficiários:

– Sadi Orinei do Nascimento