20 de abril de 2011 as 16:40 / Assistência Social, Sem categoria

Crianças do CEI visitam os Coelhinhos na Casa da Cultura

Nesta terça-feira, dia 19 de abril, os alunos da monitora Fabiana Macrhy, que participam do programa Centro de Educação Integrada (CEI), estiveram visitando o espaço temático da Páscoa no Jardim da casa da Cultura. Lá, eles tiveram a oportunidade de ouvir historinhas contadas pelas Coelhinhas Mágicas, ganharam doces e puderam se divertir no local.

O CEI foi instituído em março de 1993, pela primeira-dama da época, Cornélia Van Riel, que também era dirigente de Equipe de Bem-Estar Social, ligada à Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social. Este programa objetivava dar uma ocupação aos adolescentes de famílias carentes no turno inverso a escola com atividades de marcenaria e artesanato, caracterizando preparação para o trabalho. Os produtos confeccionados eram comercializados na comunidade e o resultado deste, revertido em benefício aos adolescentes.

No ano de 1995, este programa foi regulamentado em Lei Municipal, garantindo assim a continuidade ao atendimento, sofrendo alterações em fevereiro de 2002 para adequar-se ao Estatuto da Criança e do Adolescente em relação às atividades desenvolvidas.

A partir desta mudança legal as atividades desenvolvidas nos projetos estavam focadas na promoção da cidadania e socialização a partir das oficinas de artesanato, datilografia, culinária experimental, lazer, esporte, dança, teatro e viagem orientada, além de encontros com pais e responsáveis, visando o fortalecimento dos vínculos familiares. A cada ano os adolescentes desenvolvem novas atividades integradas a comunidade.

Atualmente, o CEI atende 96 crianças e adolescentes, com idades entre 06 à 17 anos, que são assistidos por oito monitores,  dois assistentes sociais e uma psicóloga. As atividades acontecem de segunda à sexta-feira, no turno inverso à escola. Aos participantes são oferecidas oficinas de artesanato, informática, dança, esporte, canto e banda, além de lanches e almoço.