20 de abril de 2011 as 11:40 / Desenvolvimento, Sem categoria

Começa a organização para o I Congresso Sulamericano de Agricultura de Precisão

Portadora do título “Capital Nacional da Agricultura de Precisão” e sendo o primeiro município brasileiro a oferecer um curso técnico em Agriculutura de Precisão, Não-Me-Toque irá sediar o I Congresso Sulamericano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas.

Na última quinta-feira, dia 14 de abril, foi realizada uma reunião entre representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cotrijal, Stara, Sistema da Farsul, bem como da Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque, através da Secretaria de Desenvolvimento. O encontro teve como principal objetivo começar a organização do I Congresso Sulamericano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas, que deve acontecer nos dias 13,14 e 15 de setembro, no parque da Expodireto.

Na ocasião, ficou definido que para organizar o evento, cada entidade deverá colocar no mínimo duas pessoas para representá-las nas reuniões. Assim, Gelson Lima e Robinson Barboza serão os representantes da Cotrijal, bem como João Telles, Willibrordus Van Lieshout e Alexandre Prado do Sistema Farsul, Roger Baumgratz e Cíntia Dal-Vesco da Stara, os professores Telmo Amado, Claire Delfini Viana Cardoso e Enio Giotto da UFSM e, finalmente, o secretário de Desenvolvimento Jair Kilpp e a coordenadora do Núcleo de Turismo Jacqueline Dreyer, representantes da prefeitura.

O foco do congresso em pauta será máquinas e implementos agrícolas, palestras e workshops. Também foi citada a idéia de criar um espaço para micro e pequenas empresas ligadas ao setor de agricultura de precisão e que tenham como público-alvo produtores e pesquisadores da área. Na parte da dinâmica a idéia é de limitar o número de máquinas por empresa. Cada empresa terá um lote para fazer a demonstração da máquina.

A programação também ficou pré-definida na reunião. Na terça-feira será a  abertura oficial, na quarta-feira serão realizadas três  palestras e um debate pela parte da manhã e pela parte da tarde workshops, oficinas, dinâmica e visitação. Todos os eventos paralelos deverão ser abertos apartir das 14 horas, com exceção dos posters, que estarão disponíveis para visitação a partir das 12 horas. Na quinta-feira a programação será a mesma da quarta.

Quanto as taxas de inscrição, para agricultores não será cobrado. Para acadêmicos será cobrado um valor para participação nas palestras e oficinas, do qual será definido futuramente. Para os pagantes será fornecido certificado.

Para os painéis, entidades de ensino e de pesquisa serão convidadas, bem como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Encerrada a primeira reunião referente ao I Congresso Sulamericano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas, cada entidade assumiu a responsabilidade por uma parte específica da organização do evento. A comissão técnica científica ficará a cargo da UFSM, enquanto o movimento político será de responsabilidade da FARSUL, os certificados do SENAR, a gestão do congresso do Sindicato Rural, a organização, solenidade e abertura oficial da Prefeitura Municipal, a infraestrutura do parque da Cotrijal e o marketing do congresso da Stara.

A próxima reunião será no dia 11 de maio, às 10 horas, na sala de reuniões da prefeitura.