15 de abril de 2011 as 09:38 / Assistência Social, Sem categoria

Comunidade lota o CRAS na I Conferência do Idoso

Levando em consideração a qualidade de vida da Terceira Idade, a Administração Municipal de Não-Me-Toque promoveu, através das Secretarias de Assistência Social e de Saúde, a I Conferência Municipal do Idoso. O evento foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) na última terça-feira, dia 12 de abril, e contou com a participação massiva da comunidade.

Pela manhã, foi aprovado o regimento interno referente à conferência. Após, a secretária de Saúde, Bernadete Maria Mallmann Piva, mostrou um levantamento de dados do município e ressaltou a política de saúde preventiva que vem sendo adotada em Não-Me-Toque, visando uma melhor qualidade de vida da população e principalmente dos idosos.

Dando sequencia ao evento, a Mestre em Serviço Social, Giovana Henrich, realizou a palestra com o tema “A intersetorialidade na garantia dos diretitos da pessoa idosa: uma responsabilidade de todos nós”. Durante três horas, Giovana fez um levantamento histórico da condição do idoso no Brasil e como a política nacional e estadual foram evoluindo ao longo dos anos, garantindo condições dignas de vida a estes cidadão. Foram destacados os marcos legais, os programas, projetos, ações e serviços que foram e tem sido realizados em prol do idoso. Ainda, destacou a importância fundamental da participação da comunidade em geral, bem como das pessoas com mais de 65 anos, em eventos como a própria conferência, para discutir a realidade atual e traçar novas metas políticas e sociais visando uma qualidade de vida cada vez melhor para a população de faixa etária mais avançada.

No turno da tarde, os participantes da I Conferência do Idoso formaram grupos para que os assuntos levantados pela manhã pudessem ser melhor discutidos. Encerrando a programação, propostas sugeridas pelos grupos foram votadas, além de terem sido escolhidos os delegados que deverão participar da Conferência Estadual do Idoso, representando Não-Me-Toque e levando as propostas aqui discutidas adiante. Como Delegada Governamental Titular foi escolhida a psicóloga Eloísa Schroeder e como suplente Silvano Tramontini. Como Delegado Não-Governamental Titular, o gerente da Corsan Paulo Cervi foi indicado, tendo como suplente a Andréia Erpen.