12 de abril de 2011 as 16:49 / Obras e Saneamento, Sem categoria

Obras vêm sendo realizadas no interior com recursos da Defesa Civil

Durante a segunda quinzena do mês de março foram iniciadas as obras de recuperação das estradas do interior de Não-Me-Toque. As atividades estão sendo realizadas com o recurso obtido junto ao DAER, através de projeto encaminhado pela Defesa Civil em fevereiro de 2010, quando o município foi atingido por temporais. Dentre os maiores estragos causados pela enxurrada da época estão as estradas, que ficaram intransitáveis em diversos pontos.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Ivan Cesar Macrhy, explica que apesar de o requerimento ter sido encaminhado na época do sinistro, o recurso – no valor de R$ 500.000,00 – só foi liberado em setembro. “O projeto da obra foi feito em outubro, após a autorização da verba, e só no final de dezembro é que foi aberta a licitação” explica Ivan, ressaltando o quanto é demorado todo o processo para que a obra seja iniciada.

O projeto visa recuperar, laminar, cascalhar e fazer a limpeza em barrancos e sarjetas em pelo menos 141 km de estradas da zona rural de Não-Me-Toque. Também a reconstrução da ponte do Arroio Bonito, localizada na estrada que liga a cidade à São João do Gramado, deve ser realizada. A primeira localidade contemplada foi São José do Centro, que teve 10,5 km laminados e 4 km cascalhados. Após, Invernadinha recebeu as melhorias num trecho de 22 km. No entanto, o trabalho foi interrompido nesta localidade, temporariamente, para que Linha São Paulo e Mantiqueira recebessem um reparo imediato, já que há 20 dias estas localidades sofreram grandes estragos, principalmente nas estradas, em função de novas enxurradas.

Além destas, outras comunidades rurais de Não-Me-Toque devem ser beneficiadas com o projeto. Em 90 dias Arroio Bonito, Posse São Miguel, São Roque, Bom Sucesso, Cachoeirinha, Costa do Colorado e Colônia Saudades serão beneficiadas.

A empresa que venceu a licitação e está realizando o trabalho é a Bolognesi Engenharia Ltda, de Porto Alegre (a mesma que há poucos meses executou uma obra entre Arroio Bonito e Bom Sucesso).

Mais recursos

Novas obras já foram solicitadas pela Defesa Civil Municipal para reparo dos estragos ocasionados pelo grande volume de chuva no final do mês de março em Não-Me-Toque. Com a situação de emergência decretada, um novo investimento foi solicitado à Defesa Civil Nacional. Desta vez o valor requerido é de R$2.500.000,00 e segundo Ivan, deve ser utilizado para resolver o problema dos pontos de alagamentos na cidade e novamente na manutenção e recuperação das estradas. “Nós sabemos que a liberação destes recursos é um processo burocrático e demorado, mas estamos confiantes que logo vamos ser contemplados com este valor e para que novos trabalhos possam ser iniciados, melhorando a vida dos cidadãos não-me-toquenses”, conclui Ivan.