01 de abril de 2011 as 16:51 / Governo, Sem categoria

Não-Me-Toque decreta situação de emergência

Na última quarta-feira, dia 30 de março, foi decretada situação de emergência em Não-Me-Toque. A situação foi estabelecida após vistoria da Defesa Civil Regional no município, na última segunda-feira, em função do expressivo número de estragos e prejuízos causados pela ocorrência de grande volume de chuvas, vendavais e granizos, no último fim de semana. Na terça-feira, o Conselho Municipal de Defesa Civil esteve reunido avaliando também dados de laudos da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Obras, Emater e Cotrijal. Diante de todos os transtornos e prejuízos apresentados, os membros do conselho, em unanimidade, definiram que Não-Me-Toque deveria decretar situação de emergência.

Após os devidos levantamentos e discussões sobre os contratempos causados pelos temporais, a vice-prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, decretou situação de emergência no município.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Não-Me-Toque, Ivan Cesar Machry, o número de perdas nas lavouras foi significativo. “Segundo laudos apresentados, há um prejuízo de R$ 400.000,00 em grãos, R$ 100.000,00 na plantação de cana-de-açúcar e R$ 70.000,00 na piscicultura”, lembrando que estes valores são ainda maiores quando somados aos prejuízos causados na cidade e estradas vicinais.

Para que a situação de emergência fosse decretada, a Administração Municipal precisou preencher o AVADAN (Avaliação de Danos), onde foram relatadas as causas e os prejuízos dos estragos no município. Este documento – que deve ser formulado em até cinco dias após o ocorrido – foi encaminhado com pedido de recursos, ao Estado e à União, para ser investido em reparos no que foi danificado pelo sinistro, bem como tomar novas medidas para evitar novos desastres.