24 de março de 2011 as 15:06 / Habitação, Sem categoria

Plano Local de Habitação está em fase de reuniões

Na última terça e quarta-feira, dias 22 e 23 de março, começaram a ser realizadas as reuniões de diagnóstico do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) em Não-Me-Toque. O primeiro encontro foi realizado no pavilhão do bairro Santo Antônio, onde a comunidade local e moradores da Vila Nova participaram em número expressivo, na noite de terça-feira. Na quarta-feira, foi a vez das comunidades dos bairros Industrial, Canela Doce, COHAB e Núcleo Habitacional Alfredo Alzírio Roos, se reunirem no pavilhão do bairro Industrial.

Durante os eventos, membros das equipes da Prefeitura Municipal e também da empresa Base Sistemas de Planejamento Ltda, de Passo Fundo (a qual ganhou a licitação para desenvolver o trabalho em Não-Me-Toque), estiveram presentes, bem como o prefeito Antônio Vicente Piva, que esteve na abertura da reunião no pavilhão do bairro Santo Antônio, e a vice-prefeita Teodora Souilljee Lütkemeyer, que se fez presente na reunião do bairro Industrial. Os secretários de Habitação e de Obras, Ibanêz Vitor de Quadros e João Van Riel, estiveram participando dos dois encontros.

Estas reuniões tem por objetivo fazer um levantamento minucioso do município – neste sentido, a participação da comunidade é indispensável. Para alcançar tal meta, as pessoas foram estimuladas a falar sobre a realidade de seus bairros: primeiramente destacando as deficiências, posteriormente as potencialidades e por último sugerindo propostas. “É através de análise das carências da população e fazendo um levantamento do que os bairros têm de bom para oferecer às famílias, é que conseguiremos elaborar melhores propostas”, enfatiza o coordenador administrativo da Base, Osmar Bernardo Grazziotin.

A empresa Base foi contratada pelo Poder Público Municipal através de licitação, após o Governo Federal passar a exigir que cada município tenha um Plano Local de Habitação para poder pleitear verbas liberadas pelo Ministério das Cidades. O prefeito Antônio Vicente Piva explica que em cidades pequenas, como Não-Me-Toque, não há efetivo suficiente para desenvolver tal projeto, que visa orientar o planejamento local do setor habitacional, com o estabelecimento de diretrizes e instrumentos de ação de curto, médio e longo prazo. Por isso, a contratação de uma empresa especializada no assunto foi a alternativa encontrada. “Se não desenvolvermos este trabalho, a partir do próximo ano não teremos mais como conseguir recursos para investir em habitação” enfatizou o secretário Ibanês Vitor de Quadros.

Instigados para falar sobre os problemas das comunidades, os itens destacados pela população foram a falta de escritura de terrenos, a existência de várias casas no mesmo lote, além da falta de segurança em alguns pontos e ausência de pavimentação em determinadas ruas. Tratando de potencialidades, as comunidades ressaltaram que em ambos os bairros há PSFs, com médico todos os dias, além de atendimento odontológico. Também destacaram a existência de áreas de lazer, como os pavilhões e campos de futebol, bem como boas escolas para as crianças. No momento reservado para sugestão de propostas, a população do bairro Santo Antônio pediu por melhor iluminação pública, a criação de um posto policial no bairro, ainda destacou a necessidade da elaboração de mais programas sociais e de ensino profissionalizante, para manter crianças e jovens ocupados, aprendendo novos ofícios e longe das drogas. Na Industrial, a comunidade em geral frisou a necessidade de maior investimento na pavimentação das ruas do bairro.

Na próxima semana serão realizadas mais duas reuniões, uma no dia 29 de março, no pavilhão do bairro Viau, para esta comunidade e também para as famílias dos bairros Vargas e Ipiranga, e no dia 30, para a população do bairros Jardim, Boa Vista e Núcleo Habitacional Arlindo Hermes. O encontro do dia 30 será realizado no pavilhão da comunidade São Vicente de Paulo, no bairro Jardim. As reuniões começam às 19:30 e todos estão convidados.

Estas são ações desenvolvidas pela Administração Municipal para tornar Não-Me-Toque uma cidade cada vez melhor.