24 de março de 2011 as 17:11 / Sem categoria

Não-Me-Toque serve de exemplo para Carazinho

Na manhã desta quinta-feira, dia 24, uma comitiva de Carazinho composta pelo secretário de Desenvolvimento, Rudi Brumbila, pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), Jocélio Cunha, executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Vanderlei Couto e Tenente Coronel Antônio Carlos da Cruz, Comandante do 38º BPM, estiveram em reunião na Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Não-Me-Toque (ACINT), para saber detalhes referentes à parceria entre o Poder Público e empresas do município, na instalação do sistema de videomonitoramento.

O encontro, que foi realizado a pedido dos representantes do município vizinho, contou com a presença da vice-prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, do secretário de Desenvolvimento, Jair Kilpp, além do presidente da ACINT, Paulo Juarez de Oliveira e do diretor de Desenvolvimento Industrial (e presidente da Associação na época em que projeto do videomonitoramento começou a ser elaborado) José Barrios.

Na oportunidade, os representantes do município de Não-Me-Toque explicaram a necessidade de elaborar um projeto bem detalhado e de realizar reuniões com lideranças da comunidade, bem como empresários. “No caso de Não-Me-Toque, nós precisávamos da parceria com as empresas, pois como o município conta com 16 mil habitantes, não há recursos para investirmos em segurança pública. Portanto, sem parcerias o projeto seria inviável”, destacou Teodora, alegando que apenas município com mais de 30 mil habitantes tem direito a tal verba.

Foi frisado também, por parte dos representantes de Não-Me-Toque, que no projeto constam 16 pontos de videomonitoramento, mesmo que apenas oito tenham sido instalados até então. “Futuramente, conforme vamos aumentando as parcerias com a população, novas câmeras poderão ser instaladas sem a necessidade de mais burocracia”, destacou José Barrios.

A Administração Pública local fez a aquisição da central de controle e um ponto, enquanto empresas privadas fizeram a doação de sete pontos. Todo o material instalado tem garantia de dois anos e, após terminada esta garantia, a prefeitura deve assumir a manutenção dos mesmos.

A comitiva de Carazinho elogiou muito a iniciativa das lideranças não-me-toquenses e quer mobilizar a própria comunidade para a importância de investir na segurança de seus munícipes.

Agradecendo à disponibilização dos representantes da ACINT e da Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque, a comitiva de Carazinho ressaltou que mesmo sendo um município menor, Não-Me-Toque está mais bem articulado em vários aspectos e é tido como exemplo para todas as cidades da região.