23 de março de 2011 as 11:03 / Educação, Sem categoria

Escolas devem receber novo sistema de iluminação

No dia 18 março, última sexta-feira, o executivo de contas da RGE, Gilmar Pavinato, esteve visitando o estande da prefeitura, montado na Expodireto Cotrijal 2011. Na oportunidade foram discutidos diversos assuntos de interesse da concessionária de energia e da administração municipal com o prefeito Antônio Vicente Piva e com a vice-prefeita Teodora Souilljee Lütkemeyer, também com os secretários de Educação, Darci Bueno da Silva, de Administração, Noeli Machry dos Santos, de Saúde, Bernadete Piva, e de Assistência Social, Ivan Machry.

Durante as tratativas, Pavinato confirmou ao prefeito a inclusão das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Santo Antônio e Nossa Senhora de Lourdes, bem como do Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano, no Programa de Eficiência Energética da RGE, que consiste na substituição de todo sistema de iluminação antigo das escolas por outro mais eficiente, garantindo melhor iluminação aos ambientes e uma redução no consumo anual – que hoje custa R$ 8.544,44 aos cofres públicos. O valor investido pela RGE nas escolas – com a substituição de calhas, reatores e lâmpadas – será de R$ 57.233,07 e as obras deverão estar concluídas no mês de abril de 2011.

O Programa de Eficiência Energética da RGE busca combater o desperdício de energia elétrica, implantando ações como a substituição de equipamentos ineficientes, doação de lâmpadas e ações educativas.