22 de março de 2011 as 15:33 / Sem categoria

Jantar oficializa o Ano da Holanda no Brasil

Durante a noite de 17 de março, última quinta-feira, um jantar foi realizado no salão nobre do Clube União, para o lançamento oficial do Ano da Holanda no Brasil. As famílias dos imigrantes que chegaram em Não-Me-Toque no final da década de 40 foram convidadas e homenageadas em ato solene, pelos representantes do Executivo e Legislativo Municipal e também pelo Cônsul Geral do Reino dos Países Baixos, Louis Piet, e pelo o conselheiro para assuntos agrícolas da Embaixada do Reino dos Países Baixos, Bart Vrolijk, que marcaram presença nas festividades do lançamento do ano comemorativo. Comitivas de colônias holandesas de Carambeí, Castrolanda e Arapoti (PR) e Holambra (SP) estiveram marcando presença no cerimonial.

Um vídeo sobre a história destes imigrantes foi veiculado durante o evento, deixando os descendentes de holandeses emocionados. Em meio a homenagens e discursos, a trajetória dos Holandeses foi destacada, como um diferencial cultural de Não-Me-Toque, o que também auxiliou o desenvolvimento do município. O presidente da Associação Holandesa, Harrie Stapelbroek, mencionou os esforços dos conterrâneos, que assim como ele, vieram para o Brasil como imigrantes. Porém destacou que eles só puderam crescer e contribuir para o desenvolvimento do município porque foram abraçados pelos não-me-toquenses, que os aceitaram, depositando confiança nos recém chegados.

Ainda durante o jantar, a historiadora Sandra Pedroso Cunha fez o lançamento da 2ª Edição do livro “Não-Me-Toque no rastro de sua história”. O volume traz todo o trabalho histórico publicado sobre o município já na primeira edição, além de contar com novos capítulos.

***Para visualizar mais fotos deste evento, acesse a galeria de fotos “Ano da Holanda no Brasil”.