A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
14 de março de 2011 as 23:22 / Sem categoria

3º Fórum Nacional do Milho apresenta boas perspectivas a produtores

No primeiro dia da Expodireto Cotrijal aconteceu o 3º Fórum Nacional do Milho. Durante o evento,  painéis foram apresentados, destacando a produção e o mercado do mesmo nos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Bahia.

Com o tema de discussões “Planejamento geomercadológico para o milho brasileiro” o representante da Klein e Associados, Odacir Klein, fez a abertura do evento, que ocorreu no auditório central do parque, reunindo produtores, empresários e expositores.

Durante as explanações do diretor executivo da Copercampos de Santa Catarina, Clebi Renato Dias, do superintendente adjunto da Organização das Cooperativas do Paraná, Nelson Costa, do diretor administrativo da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso, Carlos Henrique Fávaro, e ainda do diretor executivo da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia, Alex Rasia, foi destacada a as boas perspectivas de aumento das exportações de milho.

Conforme apresentado durante o fórum, o Brasil é o quarto produtor de milho no mundo, ficando atrás dos Estados Unidos, China e União Européia. Com a maior utilização do cereal como matéria-prima para a fabricação do etanol, o consumo representou um aumento de 107 milhões de toneladas no último ano, o que deve beneficiar a exportação do cereal produzido no Brasil. Outro fator que fez alavancar o consumo do milho é demanda chinesa, que tem um crescimento pertinente em fabricação de ração animal – na qual 60% da matéria-prima é o milho.

O cenário favorável ainda se deve ao bom desempenho dos leilões públicos do PEP milho, da retomada das exportações, a elevação dos preços no mercado interno e externo. O fato de ter ocorrido uma estiagem que afetou a produção do cereal na Europa em 2010 também influenciou para a melhora das expectativas quanto ao milho nacional. O único fator que pode influenciar negativamente as exportações, conforme salientou Nelson Costa, é a catástrofe recentemente ocorrida no Japão. Segundo o superintendente adjunto da Organização das Cooperativas do Paraná, o Japão é, atualmente, o mais importante importador de milho da Ásia, tendo uma demanda de 16 milhões de toneladas/ano. 

O prefeito de Não-Me-Toque, Antônio Vicente Piva, fez questão de acompanhar as palestras.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir