10 de março de 2011 as 17:44 / Governo, Sem categoria

Seminário em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher registra mais de 700 mulheres

Na noite de 03 de março, durante a semana que passou, foi realizado o III Seminário em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher em Não-Me-Toque.

Organizado através do Gabinete da Vice-Prefeita e da Secretaria de Assistência Social, o evento contou com a palestra “Mulher: Acredite em seus sonhos” que foi ministrada pelo palestrante do SESC – Carazinho, Giézi Schneider.

O evento – que contou com a presença de mais de 700 mulheres – foi aberto com as palavras da vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, a qual fez um breve relato da história do Dia Internacional da Mulher. Lembrou que a data  teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920. Após isso, a data caiu no esquecimento e só foi recuperada pelo movimento feminista, na década de 1960, sendo adotado pelas Nações Unidas em 1977. A vice-prefeita Teodora também falou da importância da Mulher não só para a Administração Municipal como para toda sociedade não-me-toquense, pois ela tem grande participação no desenvolvimento do município.

A vereadora Gessy Trennepohl, representando o presidente da Câmara de Vereadores, Gilson dos Santos, registrou que o seminário promovido pela Administração Municipal  é um momento cultural e de resgate da cidadania. “É um dia especial e muito dinâmico voltado para uma pessoa muito especial: a mulher”.

Já o prefeito Antônio Vicente Piva, agradeceu a presença de todas as mulheres e colocou a importância que a mulher tem para a atual administração, desde o momento em que convidou uma mulher para ser vice-prefeita durante o próprio mandato. “Acredito muito no potencial das mulheres. Administrativamente e em casa sou rodeado elas, e isto sempre me fortalece”, frisou o prefeito.

O palestrante da noite, Giézi Schneider, destacou de forma bem descontraía, simples e motivadora o papel das mulheres na sociedade exemplificando a atuação e a presença da mulher trabalhadora, da mulher mãe, da mulher jovem, da mulher idosa, da mulher leiga e da mulher doutora, destacando as conquistas de sonhos. “Mulheres nascem com o dom de ser mulher. O dom de ser mãe, amiga, filha e irmã. O dom de ver a beleza no coração das pessoas e de lutar por uma causa, mesmo que ela pareça impossível. Ser mulher é ser força, amor e união. É acreditar, buscar e vencer. Ser mulher é ser todas em uma só” enfatizou Giézi.

Após a palestra, todas foram brindadas com canções que tocaram no fundo dos corações enchendo-os com muita alegria, entusiasmo, força e coragem para acreditar e realizar sonhos. As canções foram tocadas e cantadas pelo grupo de louvor da Assembléia de Deus, que tem como cantora Jessieni Gargaro.

Finalizando o evento, a primeira-dama Bernadete Piva, salientou que esta iniciativa visa mostrar às mulheres não-me-toquenses, o quanto elas são importantes para um desenvolvimento cada vez melhor da comunidade, brindando-as com um evento destinado a elas, que ocorre sempre próximo ao dia 08 de março – Dia Internacional da Mulher.

O Seminário em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher foi instituído no calendário oficial de eventos do município, após ser encaminhado como projeto de lei pela Administração Pública, ainda em 2009, à Câmara Municipal de Vereadores. Desde então, vem sendo realizado anualmente e obtendo cada vez mais sucesso.