A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
10 de fevereiro de 2011 as 15:17 / Saúde, Sem categoria

Agentes Comunitárias de Saúde recebem curso do Senar

Entre os dias 7 e 9 desta semana, as agentes comunitárias de saúde estiveram participando de um curso de capacitação de processamento de frutas, ministrado pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS)  Márcia da Silva Ritta.

Durante os três dias de atividades, as agentes aprenderam a fazer compotas, chimias e geleias. “Elas estão tendo a oportunidade de aprender como aproveitar mais as frutas (polpa e casca) da estação, fazendo doces para a própria família, bem como tendo a oportunidade de transformar este novo aprendizado em fonte de renda”, salienta a instrutora do Senar.

Fátima Graciéli Prates é agente de saúde há sete anos. Dedicada na profissão, conta que os cursos oferecidos a elas são excelentes, pois além de aprenderem novas técnicas de aperfeiçoamento em atividades tão praticadas por gerações de mulheres (no caso das compotas e doces), resgatam esses afazeres, além de repassar as receitas para a comunidade, através de encontros de grupos de mulheres, nos bairros no município.

Trabalhando como agente comunitária de saúde por apenas um ano, Maria Eunice Welker Schuster conta que adora a profissão. Diz se sentir realizada ao poder aprender novas atividades e de poder passar o conhecimento adiante. “Participar de cursos como este é gratificante. Primeiro porque aprendemos, segundo porque passamos adiante o que aprendemos e terceiro porque podemos transformar atividades do dia-a-dia em fonte de renda. E mesmo desenvolvendo estes afazeres apenas para nós mesmas e para nossas famílias, a nossa auto-estima aumenta, pois existe o prazer em dizer: fui eu que fiz”, enfatiza Maria Eunice.

A coordenadora das agentes de saúde, Maria Jussara Salvadori, conta que o curso foi realizado através de uma parceria com o Sindicato Rural de Não-Me-Toque, que oportunizou a vinda da instrutora do Senar. “É importante oportunizarmos tais cursos de capacitação, principalmente para públicos que agem como multiplicadores de conhecimento na comunidade, ou seja, elas irão repassar o conhecimento adquirido”, garante Jussara.

Ao todo 14 agentes comunitárias de saúde participaram do evento. Por ter sido realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), quatro participantes do programa Família Integrada também tiveram a oportunidade de acompanhar o curso.



Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir