A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
02 de fevereiro de 2011 as 17:12 / Governo, Sem categoria

Não-Me-Toque vai contar com Plano Local de Habitação

Foi realizada na última semana, no dia 27 de janeiro, uma reunião de apresentação do Plano Local de Habitação de Interesse Social de Não-Me-Toque (PLHIS), para explicar como será a realização do projeto e as três fases de desenvolvimento do mesmo. Este plano foi desenvolvido pela empresa Base Sistemas de Planejamento Ltda, estabelecida em Passo Fundo, vencedora do processo licitatório.

Além da participação da vice-prefeita Teodora Lütkemeyer e do secretário de Habitação, Ibanêz Victor de Quadros, a equipe técnica formada por servidores municipais – para a elaboração e prática do PLHIS – também esteve presente na reunião. A equipe teve oportunidade tirar dúvidas e discutir com os representantes da empresa Base sobre a implantação do projeto em Não-Me-Toque.

 

Entenda o que é o PLHIS

O município aderiu ao Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) em função de o Ministério das Cidades – através da Secretaria Nacional de Habitação – exigir que todos os municípios elaborem um plano local de habitação de interesse social, como pré-requisito para seleção e assinatura de contratos, além de repasse de verbas para investimentos na área. Como os municípios menores não contam com uma equipe técnica multidisciplinar especializada para desenvolver o plano de acordo com o que o Ministério das Cidades exige, se torna mais viável contratar uma empresa especialista no assunto, que dispõe de profissionais capacitados para cumprir com o que é determinado pelo Governo Federal.

Neste sentido, a elaboração do PLHIS objetiva orientar o planejamento local do setor habitacional, com o estabelecimento de diretrizes e instrumentos de ação de curto, médio e longo prazo. O projeto visa viabilizar o acesso regularizado à terra, habitação, infraestrutura, aos equipamentos de serviços urbanos, além de promover condições dignas de moradia e o cumprimento da função social da propriedade. Deste modo, a cidade deverá crescer de uma forma mais organizada e ordenada, propiciando maiores condições de habitação àquelas pessoas que não tem condições próprias para moradia.

 

Como vai funcionar

Tendo como base a Lei Federal nº 11.124 de 16 de junho de 2005, que criou o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social, que possibilitou a instituição do acesso a terra urbanizada e a habitação digna à população de menor renda, foi elaborado o Plano Local de Habitação de Interesse Social.

Tendo como foco principal a habitação de interesse social, o PLHIS é desenvolvido através de atividade participativa, que visa identificar programas, agentes e recursos públicos e privados na elaboração de projetos.

Para este fim, foram criadas duas equipes técnicas responsáveis pelo desenvolvimento do trabalho: uma da própria consultora e outra formada com servidores da prefeitura. As equipes farão um levantamento de dados do município para saber qual é a situação dos domicílios (em relação à infraestrutura e serviços essenciais como saúde, educação e lazer). Também será feito um trabalho para diagnosticar qual é o déficit habitacional e quais são os principais motivos para a construção de novas moradias em Não-Me-Toque – se é a inadequação fundiária, a densidade excessiva de moradores por dormitórios, a inexistência de unidade sanitária domiciliar interna ou a carência de serviços de infraestrutura.

Para isto, será desenvolvida uma metodologia, para estruturar a coordenação e organização dos trabalhos, atribuir tarefas e responsabilidades aos consultores, realização de procedimentos para a execução de etapas, articulação de estratégias de comunicação e mobilização, além de criar mecanismos de participação e acesso a informações por parte da população.

Após, com os dados já levantados, será realizado um diagnóstico sobre a caracterização do município, a situação do setor habitacional e a política habitacional vigente, para então montar uma estratégia de ação.

Para a efetivação do PLHIS é fundamental a participação da comunidade, através de audiências públicas nos bairros, para a construção da proposta habitacional de interesse social sustentável. Para isso, é preciso realizar e garantir um processo de mobilização da população local para que esta participe das discussões, definições de prioridades, execução de serviços e fiscalização, objetivando construir oportunidades de melhores condições de vida.

 

Equipe Técnica da Prefeitura

Diretora da equipe de Administração Geral: Noeli Verônica Machry Santos

Secretária Adjunta: Nara Marisa Carvalho Adams

Arquiteta e Urbanista: Juliana Linhares Rubin

Diretora da equipe de Meio Ambiente: Manoela dos Santos Cielo

Fiscal: Luiz Kuhn


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir