26 de janeiro de 2011 as 11:28 / Educação, Sem categoria

Agenda escolar para o início do ano letivo está programada

Visando fazer um excelente trabalho em 2011, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto está organizando várias atividades envolvendo professores, equipes diretivas e auxiliares de serviços gerais das escolas municipais, para dar início ao ano letivo.

Para começar, nos dias 2 e 3 de fevereiro será realizado o X Encontro de Merendeiras e Auxiliares de Serviços Gerais, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Durante a manhã destes dois dias, será ministrado um curso prático de culinária, pelo SENAC de Carazinho, para as merendeiras, das 8:00 às 11:30. À tarde, as atividades serão realizadas somente no dia 3, quando haverá um curso de formação para todas as auxiliares de serviços gerais, com palestra das psicólogas do Centro Comunitário de Atendimento Psicológico (CCAP), Daiane Secchi e Janaína Castaman. Temas como trabalho em equipe, relações interpessoais, a importância do trabalho realizado e a auto-estima, serão discutidos durante a programação. O encontro será das 13:30 às 16 horas.

Dando sequencia a agenda, dia 3 de fevereiro, haverá o curso Formação Continuada para professores de Educação Infantil, das escolas municipais. O evento será nas dependências da ACINT, das 13:30 às 17:30. O trabalho será desenvolvido pela professora de educação física, Ana Paula Juri, a qual conta com 15 anos de experiência em educação infantil, na rede Notre Dame. Na oportunidade, Ana Paula deve falar sobre a importância do movimento, desde a estimulação para o berçário (bebês) até atividades para o Jardim B (a turma dos maiores alunos das EMEIs).

No dia 4 de fevereiro, as equipes diretivas das escolas municipais serão recepcionadas na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, às 14 horas, para reunião inicial do ano letivo.

As atividades com os alunos das EMEIs Ciranda da Alegria, Arlindo Hermes, Pequeno Polegar e Infância Feliz – escola que está sendo construída no Núcleo Habitacional Alfredo Alzírio Roos – terão início no dia 7 de fevereiro. O número de alunos matriculados até dezembro nas EMEIs é de 246 crianças. Na Ciranda da Alegria são 68 alunos matriculados, na Pequeno Polegar 24, na Arlindo Hermes 35 e na Infância Feliz 119.

No caso da Infância Feliz, em virtude da construção do prédio não estar ainda finalizada, o secretário da SMECD, Darci Bueno da Silva, esclarece que medidas estão sendo tomadas para o atendimento das crianças já matriculadas nesta instituição. A não conclusão da obra se deve ao atraso da empreiteira na entrega da mesma, além da verba federal que é destinada para a compra dos móveis para a escola também ter atrasado. “Por estes motivos não haverá possibilidade de iniciarmos as atividades na EMEI Infância Feliz no próximo dia 7”, conclui o secretário. Neste sentido, os pais ou responsáveis das crianças matriculadas nesta escola, estão convocados para uma importante reunião que acontecerá dia 27 de janeiro, às 18:30, na Câmara Municipal de Vereadores, para que sejam repassadas as informações necessárias a respeito das medidas que a Secretaria de Educação está tomando para o atendimento das crianças até o término da obra.

Retomando o Calendário Escolar, haverá um curso de Formação Continuada para professores, dia 14 de fevereiro, que está previsto para ter início às 18 horas, no auditório da ACINT. Todos os professores da Rede Municipal de Ensino estão convocados a participar do evento. O secretário da SMECD estará orientando e esclarecendo assuntos como: regime jurídico único, ordens de serviço e plano de carreira do magistério público municipal. Após, o palestrante Ricardo Leite, do SENAC Carazinho, abordará temas recionados à importância da comunicação – professor formador de opinião, relações interpessoais, relações com colegas, alunos e comunidade, administração de conflitos, compromisso do professor com o conhecimento e afetividade.

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, também estarão acontecendo as reuniões administrativas pedagógicas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental, conforme cronograma que será agendando no dia 4 de fevereiro, com a direção das escolas.

Encerrando o período de formação e reuniões de professores e funcionários e marcando o início do ano letivo 2011, dia 16 de fevereiro começam as aulas em todas as escolas da rede municipal de ensino.