24 de janeiro de 2011 as 16:39 / Governo, Sem categoria

Administração Municipal realiza pleitos em Porto Alegre

A vice-prefeita, no exercício do cargo de Prefeita Municipal, Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, esteve participando de reuniões e audiências, entre os dias 18 e 20 de janeiro, em Porto Alegre, num primeiro contato direto com as secretarias do novo governo, além de tratar de assuntos pertinentes ao município. Na oportunidade, o secretário de Gabinete, Ivan César Machry e o secretário de Habitação, Ibanez Vitor de Quadros, acompanharam a vice.

A maratona de encontros começou logo após terem chegado à capital. Ainda na terça-feira, dia 18, participaram de uma reunião no Sicredi, juntamente com o representante do Banco Holandês Rabobanck, Kees Beijer e o presidente do Sicredi, Ademar Schardong, onde foi tratado a respeito da destinação de recursos financeiros (dentro da lei de incentivo à cultura) para a viabilização de projetos e eventos culturais, artísticos, sociais e de negócios, referentes ao Ano da Holanda no Brasil – que será comemorado durante todo 2011. Dando suporte à causa, também esteve participando do encontro o diretor presidente do Sicredi Alto Jacuí, José Celeste De Negri, que reforçou a solicitação da comitiva não-me-toquense.

No final da tarde do mesmo dia, a vice-prefeita e os secretários estiveram em uma audiência na Secretaria de Segurança Pública, com o secretário da mesma, Airton Michels, a quem foi solicitado apoio para a liberação de recursos para a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Não-Me-Toque. Ainda, foi feito um pedido de aumento no efetivo tanto da Polícia Civil como da Brigada Militar, além de uma nova viatura para a última. Um radar móvel também foi requerido para a BM, para que seja possível fazer um controle de velocidade no trânsito dentro da cidade.

Na quarta-feira, os membros representantes do Poder Público do município estiveram na Secretaria de Habitação, juntamente com o secretário adjunto da mesma, Deuclécio Gripa da Silva, para quem solicitaram investimentos de recursos para a construção de mais casas populares no município. “Como Não-Me-Toque vem crescendo bastante, há um déficit no setor habiaticional”, salienta o secretário de Habitação do município, ressaltando a importância de investimentos neste setor. Outro assunto em pauta foi a implementação de redes de água para o interior, visto que ano passado dois poços foram perfurados – um em Arroio Bonito e outro em São José do Centro – e agora falta a ampliação da rede, para que leve a água destes dois poço ao maior número de famílias destas comunidades.

Seguindo a agenda, ainda no dia 19, houve uma audiência no Incra com o coordenador da Assistência Técnica Social e Ambiental pela superintendência do Incra, Marcelo Trevisan, onde ficou alinhavado o termo de assinatura de permissão de uso do Abatedouro Municipal, para que em fevereiro o mesmo possa estar entrando em atividade.

Outro local visitado pela vice-prefeita e secretários, foi o Daer, onde foi questionado sobre o processo de pavimentação de São José do Centro, o qual está tramitando no departamento. Na oportunidade se verificou que a documentação para a liberação de recursos para a obra está completa. No entanto, como vem sendo divulgado pela imprensa estadual, há um reestudo dos recursos disponíveis com os convênios assinados e a assinar.

Antes de regressar a Não-Me-Toque, a comitiva – juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gilson dos Santos – ainda esteve em audiência com o chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Fábio Medeiros. Foi feito um acompanhamento no processo de tramitação que o município tem nesta secretaria, para a ampliação dos trabalhos que vem sendo realizados nos Postos de Saúde dos bairros, dentro do “Programa da Saúde Familiar” (PSF), além de implantar o PSF no Posto de Saúde Central, que tende melhorar a qualidade dos atendimentos prestados à população, aumentando o número de profissionais qualificados. Segundo a vice-prefeita, o chefe de gabinete prometeu dar maior prioridade a este projeto. “No início de fevereiro devemos voltar a Porto Alegre para acompanhar a aprovação deste convênio, visando contar com profissionais da área da saúde atendendo 40 horas semanais nos postos, o que é uma demanda do município hoje”, destaca Teodora.

Apesar de o Governo Estadual estar em fase de transação, a prefeita em exercício salienta que foram muito bem recebidos em todas as secretarias. “Estamos confiantes que nossos pedidos sejam atendidos. As equipes ainda estão se estruturando e se organizando, mas a atenção que recebemos foi muito positiva e esperamos que tenhamos sucesso em nossos pleitos”, conclui.