22 de dezembro de 2010 as 15:22 / Governo, Sem categoria

Prefeito, secretário e vereador retornam de atividades em Brasília

Na última semana o prefeito Dr. Antônio Vicente Piva, o secretário de Desenvolvimento Jair Kilpp e o vereador José Aloísio de Souza, estiveram em Brasília visitando gabinetes de diversos deputados da bancada gaúcha, para saber sobre a possibilidade de liberação de recursos para as emendas parlamentares aprovadas, até o fim do ano.

No dia 14, terça-feira, aconteceu a votação do projeto de Lei da Câmara 180/2010 que intitui 2011 como “O Ano da Holanda no Brasil”. Tanto o prefeito, como o secretário e o vereador, participaram da solenidade de votação, que foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Este projeto foi apresentado na Câmara de Deputados pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e foi relatado pelo senador Álvaro Dias (PSDB).

Na quarta-feira, dia 15, o Dr. Piva participou da “Marcha dos Prefeitos” que foi organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A mobilização foi em defesa do municipalismo, além de cobrar divisão igualitária dos recursos provenientes dos royalties do pré-sal. Na ocasião, a CNM preparou uma carta ao presidente Lula solicitando que não vetasse a proposta de redistribuição dos royalties de gás e petróleo aos municípios.

Ainda durante a semana, os três estiveram no Ministério de Turismo, onde apresentaram o projeto do Centro de Cultura e Convenções – que já havia sido apresentado na semana anterior aos deputados da bancada gaúcha. Também estiveram no Ministério das Cidades entregando a documentação que faltava para o projeto que está em análise pelo PAC 2, do Núcleo Habitacional Santo Antônio.

Juntamente com demais prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA), estiveram em audiência no Anexo 2 do Palácio do Planalto, onde foi discutida a inclusão da região no projeto “Cidade Digital”. Antes de retornar ao município, foram ao Ministério do Meio Ambiente receber algumas orientações para conseguir recursos para o “Projeto Regional de Lixo e Resíduos Sólidos”.