21 de dezembro de 2010 as 16:15 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Fiscal do MAPA visita Não-Me-Toque

Na última sexta-feira, 17 de dezembro, o fiscal agropecuário do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Isaías de Carvalho Filho, esteve em Não-Me-Toque. O fiscal veio ao município para conhecer como funciona a agricultura de precisão, para a aprovação de projetos futuros ligados à área, além de levar o desenvolvimento conquistado aqui para todo o Brasil.

Na oportunidade foi realizada uma reunião no gabinete do prefeito Dr. Antônio Vicente Piva, onde estiveram reunidos – além do prefeito e fiscal do MAPA – a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, o secretário de Desenvolvimento Jair Kilpp e os professores doutores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Dr. Ênio Giotto e Dr. Telmo Jorge Carneiro Amado. Ambos os professores fazem parte do Projeto Aquarius, que é um projeto de pesquisa desenvolvido pela UFSM, desde 2000, em parceria com a Cotrijal, Massey Ferguson, Yara e Stara, para desenvolver a agricultura de precisão – uma ferramenta moderna de grande potencial, que possibilita um elevado grau de gerenciamento da propriedade.

Por Não-Me-Toque ser a “Capital da Agricultura de Precisão”, foi aqui que o fiscal do MAPA veio saber mais, visitando a Fazenda Anna, onde o Projeto Aquarius foi desenvolvido. Segundo Isaías de Carvalho Filho, esta viagem foi de uma excelente surpresa, pois ele não esperava encontrar tamanho desenvolvimento na região. “É importante expandirmos a agricultura de precisão para todo o país, para aumentarmos a produção em todas as áreas sem precisarmos aumentar o tamanho das propriedades” ressalta.

Aproveitando a visita do fiscal, o prefeito, vice-prefeita e secretário de Desenvolvimento enfatizaram a importância de investimentos no setor de agricultura. Em conjunto com os professores presentes da UFSM, falaram de como a região é pioneira, principalmente Não-Me-Toque, em termos de tecnologia agrícola. Ressaltaram que no próximo ano haverá o curso de Agricultura de Precisão sendo ministrado no município (um curso de extensão do Instituto Federal Farroupilha) e, neste sentido, todos colocaram a importância de realização de projetos e eventos científicos, voltados à agricultura, em Não-Me-Toque, e o quanto o Brasil inteiro pode desenvolver se agricultura e ciência continuar andando lado a lado.