09 de dezembro de 2010 as 17:21 / Obras e Saneamento, Sem categoria

Município segue recebendo melhorias e já existem projetos para 2011

Durante esta semana duas obras foram iniciadas em Não-Me-Toque. Ambas estão sendo realizadas na rede pluvial da cidade, que teve um grande investimento ao longo do ano. Finalizando os trabalhos de 2010, a rua Martinho Lutero, do bairro Ipiranga, está recebendo 305 metros de tubulação. O outro local, que também está recebendo melhorias, fica entre as ruas Caldas Júnior e Getúlio Vargas, no bairro Martini, e deve receber 340 metros de tubos até o final do mês.  Segundo dados provenientes da Secretaria de Obras, ao todo mais de 3.100 tubos, de variadas medidas, foram distribuídos tanto na cidade como no interior, durante o ano. A rede pluvial além de carregar a água das chuvas, também direciona as vertentes que brotam dentro da cidade para os rios, para que não haja problemas futuros com o escoamento da água.

Dentre as obras realizadas no município, as pavimentações estão em evidência. Somente este ano, 15 quadras receberam calçamento. Segundo o secretário de Finanças, Naor Kümpel, o número alto de ruas pavimentadas se deve às parcerias realizadas entre o município e os moradores.

Desde 2008 a prefeitura municipal de Não-Me-Toque vem realizando reuniões com moradores interessados em ter ruas calçadas. “Antes o município bancava toda a pavimentação e, depois de pronta, os moradores realizavam o pagamento da obra na prefeitura. A partir de 2008 nós mudamos este processo. As pessoas interessadas em ter a rua calçada passam a se organizar e marcam uma reunião com os representantes do poder executivo e das secretarias de finanças e obras. Uma vez feita a reunião, se houver mais de 80% de adesão por parte dos moradores da quadra, a pavimentação é autorizada” explica o secretário.

Para que a obra seja realizada, a prefeitura faz o projeto de drenagem, o preparo do leito e abre processo de licitação para a aquisição de tubos, meio fio, base (pedriscos) e pó para rejunte. Em contrapartida, os moradores pagam o paralelepípedo e a mão de obra da colocação, tanto da pedra como do meio fio. “Desta forma, há uma agilidade maior na realização das pavimentações, pois os moradores se responsabilizam pela contratação da empreiteira. Como não há o envolvimento da prefeitura nesta parte das negociações, não existe a necessidade de fazer licitação, o que torna o processo mais rápido”, conclui Kümpel. Ainda salienta que o fato do município não precisar desembolsar todo o valor necessário – como antes acontecia e só depois da rua estar calçada os moradores faziam o pagamento – há a possibilidade de realizar mais obras num mesmo período.

Esta parceria que vem sendo proposta pela prefeitura está dando tão certo que já existem projetos para a pavimentação de mais 16 quadras, somente no primeiro semestre de 2011. “Para este ano nós já encerramos as reuniões com os moradores, mas as pessoas podem vir até a prefeitura, a partir de janeiro, para novos agendamentos. Pois estaremos, então, projetando as obras para o segundo semestre de 2011”, enfatiza o secretário de Finanças.

A pavimentação não foi apenas realizada na cidade. No interior, a Avenida Emilio Kerber, em São José do Centro, teve uma área calçada de aproximadamente 1.500,00m². O secretário de Obras Johannes Van Riel acrescenta que outras melhorias também foram realizadas no interior do município durante 2010. “Foram colocados 90.000,00m³ de cascalho em aproximadamente 180 km de estradas para recuperação das mesmas, o que resulta em maior durabilidade da conservação permanente, além de melhorar as condições de tráfego de veículos e máquinas pesadas. Ainda, foi realizada a laminagem e compactação com o rolo nas estradas e 80 toneladas de resíduo asfáltico foram colocados em Linha São Paulo e mais 36 toneladas em São José do Centro” salienta Johannes. Uma das quadras da rua Carlito Roehe, no bairro Santo Antônio, também recebeu resíduo asfáltico.

Acompanhando o ritmo de melhorias, as ruas centrais da cidade tiveram faixas de segurança e meio fios pintados, bem como canteiros replantados e restaurados. Ainda, uma operação tapa-buraco foi realizada em alguns pontos da Avenida Dr. Waldomiro Graeff, das ruas Dr. Liberato Salzano e Coronel Alberto Schmitt.