01 de dezembro de 2010 as 11:00 / Desenvolvimento, Sem categoria

Festival de Folclore encanta público

No último domingo, dia 28 de novembro, a população de Não-Me-Toque teve o privilégio de prestigiar o Festival de Folclore – um dos eventos dentro da programação do Natal Étnico. As apresentações tiveram início às 16 horas e os grupos artísticos arrancaram aplausos do público a cada dança, com passos e coreografias bem elaboradas.

Participando e representando a cidade, os grupos de danças de Não-Me-Toque, fizeram bonito. Como o município é conhecido pela miscigenação, várias entidades culturais apoiam estes grupos, valorizando a cultura de cada povo e mantendo a tradição e costumes. As danças africanas são elaboradas pelo grupo de danças Unegro, as holandesas pelo De Tulp, as alemãs pelos grupos Immer Lustig Und Durstig e Tanzen Ist Leben, e ainda as invernadas artísticas do CTG Galpão Amigo representam a cultura gaúcha.

Além dos citados, o evento também contou com apresentações artísticas dos grupos de danças Árabe, Espanhola e Leto, de Ijuí, e com o grupo de danças Giussepe Garibaldi, representando as danças italianas, de Carazinho.

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Jair Kilpp, festivais como este, são importantes para ampliar a diversidade cultural em todos os segmentos. “O Festival de Folclore é um evento de valorização das tradições e dos costumes legados pelos antepassados, numa mescla das mais distintas manifestações culturais. É um intercâmbio artístico-cultural entre os grupos participantes, que a comunidade tem a oportunidade de vivenciar e perceber a importância, além da influência, do folclore na vida de todos” enfatiza.

Encerrando a programação do domingo, o grupo de danças W.J. Fitness, de Não-Me-Toque, subiu ao palco trazendo uma amostra de danças contemporâneas. Para celebrar a noite, todos os participantes foram convidados para o Jantar da Integração no CTG Galpão Amigo.

O Festival de Folclore é uma realização da administração municipal de Não-Me-Toque e das associações culturais. A organização é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, com o apoio das demais secretarias do município.