26 de novembro de 2010 as 10:48 / Educação, Sem categoria

Projeto Escola no Campo encerra e entrega premiações

Na última quinta-feira, dia 25 de novembro, aconteceu o 9º Encontro do Projeto “Escola no Campo”, que marca o encerramento do projeto pelo nono ano consecutivo.

O evento foi realizado no restaurante do parque da Expodireto Cotrijal e reuniu os alunos, bem como professores que desenvolveram as atividades propostas, representando os 13 municípios da região que participaram do projeto este ano. Também estiveram presentes o presidente da Cotrijal, Nei Cesar Mânica, o gerente do desenvolvimento cooperativista e coordenador do projeto escola no campo pela Cotrijal, Enio Schroeder, o gerente regional da Syngenta, Nivaldo Lonardoni, o representante técnico de vendas da Syngenta, Luciano Marquetti dos Santos e o trainee da Syngenta, João Paulo Assis.

Durante a solenidade de encerramento, uma peça teatral da Troupe de Atores da Cotrijal foi encenada. Após, foram entregues os prêmios para alunos, professores e escolas participantes. Cada escola ganhou um dicionário, como incentivo, pela participação do Projeto Escola no Campo. As professoras coordenadoras ganharam um estojo, cada, e um outro prêmio foi sorteado entre as mesmas. Quanto aos alunos, os que foram classificados em primeiro lugar, de cada município, tanto na categoria frase, como na categoria desenho, ganharam uma bicicleta de 18 marchas. Já os segundos lugares receberam uma bola.

O projeto Escola no Campo é desenvolvido através de uma parceria entre Syngenta, Cotrijal e as Secretarias de Educação dos treze municípios participantes: Almirante Tamandaré do Sul, Carazinho, Colorado, Coqueiros do Sul, Ernestina, Lagoa dos Três Cantos, Mato Castelhano, Não-Me-Toque, Nicolau Vergueiro, Saldanha Marinho, Santo Antônio do Planalto, Tio Hugo e Victor Graeff. O principal objetivo desta parceria é formar uma nova geração, mais consciente para a preservação ambiental, além de demonstrar a importância do uso da tecnologia para a produção de alimentos mais saudáveis. No Escola no Campo, os jovens são estimulados a transmitir o que aprendem para suas famílias e para a sociedade em que vivem. Dessa forma, o projeto também assume papel importante na conscientização dos adultos sobre os conceitos de agricultura sustentável.