A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
24 de novembro de 2010 as 10:10 / Saúde, Sem categoria

135 pessoas realizam cadastro de doador de medula óssea

A população não-me-toquense está de parabéns! Motivo? O cadastro de doadores de medula óssea ultrapassou as expectativas do Hemocentro de Passo Fundo. Ao todo, foram 135 pessoas que compareceram ao antigo Posto de Saúde, no dia 23 de novembro, para realizar o cadastro.

Segundo a enfermeira da Secretaria de Saúde e uma das responsáveis pela organização do dia do cadastramento, Liliane Kraemer Erpen, o resultado surpreendeu tanto a equipe do Hemopasso como da Secretaria de Saúde. “Analisando o fato de que não tivemos muito tempo para a divulgação desta atividade, o número de pessoas que compareceu foi muito bom. É em momentos como este que percebemos o quanto a nossa comunidade é solidária e consciente” enfatiza a enfermeira, concluindo que, também, o fato de várias empresas do município terem liberado funcionários para realizarem o cadastramento, fez a diferença.

É a terceira vez que o Hemopasso vem a Não-Me-Toque para realizar este procedimento. No entanto, nas outras ocasiões, o cadastro de doadores foi feito em empresas. Esta foi a primeira vez que toda a comunidade teve acesso à campanha, por esta ter sido realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, que contou com o apoio dos colaboradores, voluntárias e estagiárias, além da equipe do Hemopasso. As responsáveis pela organização foram as enfermeiras Liliane Kraemer Erpen e Maria Jussara Salvadori.

 

Saiba mais!

Para ser um doador de medula óssea a pessoa precisa ter entre 18 e 54 anos de idade e estar em bom estado de saúde. No procedimento para o cadastro, apenas 04 ml de sangue é retirado, que posteriormente é enviado a Porto Alegre, onde passa por exames para identificar a característica genética. O resultado é enviado ao Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

Havendo compatibilidade com alguém que necessita de um transplante de medula, o doador será novamente contatado e – se ainda estive disposto a doar – serão coletados novos exames e só então será realizada a coleta. Este procedimento é realizado sob anestesia geral, com baixos riscos, e tem duração de aproximadamente 90 minutos. O líquido do interior dos ossos da bacia é retirado através de punções e, em apenas 15 dias, a medula estará recomposta.

A chance de compatibilidade é 1 a cada 100 mil pessoas sem parentesco. Dado a extrema dificuldade de encontrar um doador, tente manter seu cadastro sempre atualizado, para que seja encontrado no caso de haver compatibilidade com algum paciente. Atualize seus dados pelo e-mail redome@inca.gov.br. Lembre-se que o seu cadastro ficará registrado até você completar 55 anos de idade e desta forma você poderá estar salvando vidas.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir