17 de novembro de 2010 as 14:46 / Sem categoria

IBGE divulga dados extraoficiais do município

O coordenador de subárea do IBGE, Daniel dos Santos, fez uma exposição dos dados do censo 2010, no auditório da prefeitura, para a Comissão Municipal de Geografia e Estatística, com o objetivo de apresentar os dados extraoficiais do município em primeira mão, além de discutir como foi a cobertura do censo 2010.

Conforme relatório prestado pelo coordenador, Não-Me-Toque conta hoje com 15.915 habitantes – sendo 7.845 homens e 8.070 mulheres. O número é maior que em 2007 (último censo), quando havia 15.228 habitantes. A estimativa para este levantamento era de que este ano o número de habitantes do município chegasse aos 16 mil – e por pouco menos de 100 pessoas essa marca não foi atingida. Mesmo não atingindo o número esperado, Não-Me-Toque se saiu melhor do que a maioria dos municípios vizinhos, pois foi um dos únicos que teve aumento populacional. A maioria dos municípios da região teve o número de habitantes reduzido.

Ainda não foi feita uma pesquisa direcionada para descobrir especificamente o porquê do aumento populacional em Não-Me-Toque. Mas, possivelmente, o fato se deve principalmente à migração. Muitas pessoas vêm de outras cidades da região trabalhar nas indústrias e empresas do município e acabam permanecendo e residindo por aqui. Outro número levantado pelo censo foi a questão da longevidade. O percentual de habitantes com mais de 69 anos era de 4,19% em 1991. Este percentual passou para 6,48% em 2010. Segundo os gráficos apresentados, de 2007 até 2010, o número de pessoas com mais de 80 anos teve um aumento de 1%, o que é significativo num período curto de três anos.

A taxa de natalidade definitivamente não influenciou no aumento da população, pois vem caindo ano após ano. Há 20 anos o percentual de crianças menores de três anos era de 5,57% e, segundo o último censo, esse número baixou para 3,19%, como na grande maioria dos municípios gaúchos.