A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
10 de novembro de 2010 as 16:02 / Saúde, Sem categoria

Dr. Luiz Borghetti faz palestra sobre câncer bucal

No dia 9 de novembro, o cirurgião-dentista, especialista em periodontia, Luiz Borghetti, ministrou uma palestra na sala de reuniões do Posto de Saúde Industrial. A palestra sobre o tema “Câncer Bucal” foi direcionada para o grupo de hipertensos e diabéticos do bairro. O tema da palestra foi escolhido em função da alta incidência de câncer de boca e, também, porque muitas pessoas não tem conhecimento sobre o assunto.

Dr. Luiz Borghetti iniciou o trabalho falando que o câncer de boca é um problema de saúde pública e que existe como diagnosticar e tratar precocemente, reduzindo, assim, os riscos de mortalidade ou de mutilação. Segundo dados apresentados na palestra, a principal causa do câncer de boca é o tabagismo (responsável por 75% dos casos), seguido pelo alcoolismo, pela exposição dos lábios e a altas temperaturas (como irradiação solar), pela má higiene, uso de prótese mal adaptada e deficiências imunológicas. O cirurgião-dentista também ressaltou que os homens tem uma predisposição genética de desenvolver a doença após os 40 anos.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2008 morreram 4898 homens e 1316 mulheres totalizando, tendo o câncer bucal como causa.

Borghetti explica que é possível fazer um auto-exame, mas que é fundamental consultar um dentista periodicamente. “O paciente pode fazer um autoexame em frente ao espelho, em lugar bem iluminado, observando a língua, as bochechas, gengiva, assoalho da boca e palato. Também é interessante apalpar a pele do rosto e pescoço para ver se não há alguma formação de caroço. É sempre bom ficar de olho nas feridas que não cicatrizam em 14 dias e se há mudança na coloração e volume dos lábios, ou até mesmo inchaços. Se examinando, consultando o dentista regularmente e prestando atenção em diferentes sinais, ou sintomas, a pessoa pode perceber a doença na fase inicial, fazendo um tratamento menos doloroso e sem correr risco de morte” alerta o dentista.

Em fase mais adiantada, o paciente tende a perder peso acentuadamente, pois passa a ter dificuldade em beber e engolir, além de falar e sentir dor. “Não espere pelo pior, procure um cirurgião-dentista e cuide da saúde de sua boca”, finalizou Borghetti.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir