19 de outubro de 2010 as 15:10 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Usina Regional de Reciclagem de Lixo e Destino Final

Os Municípios integrantes do COMAJA – Consórcio dos Municípios do  Alto Jacuí, estiveram reunidos no dia 08 de outubro, às 9 horas na Prefeitura  Municipal de Ibirubá  para definir  a programação de ações visando alternativas para o destino final do Lixo domiciliar dos Municípios  da Região do Alto Jacuí.

Como deliberado em reunião no mês de julho do COREDE da região, o  plus obtido através da Consulta Popular/2010, no valor de R$ 200.000,00 foi destinado  para Usina Regional de Reciclagem de Lixo a ser instalada no Município de Ibirubá. Cientes de que o recurso não é suficiente e que há a necessidade de maio aporte de recursos municipais através do COMAJA, para que o Projeto Reginal seja vibilizado, a reunião  em Ibirubá tevem como prinicipal objetivo apresentar o Orçamento do Projeto e a confirmação da adesão dos Municípios interessados.

Assim, confirmaram adesão ao Projeto Regional os Municípios de Ibirubá ,  Não-Me-Toque, Tapera, Victor Graeff, Lagoa dos Três Cantos, Boa Vista do Incra, Fortaleza dos Valos e Quinze de Novembro.

Nos próximos dias Equipe do Departamento do Meio Ambiente do Comaja está elaborando processo licitatório para contratação de empresa especializada para elaboração do projeto técnico.

Todos os presentes foram unânimes em afirmar que o Projeto possibilitará alternativa ecologicamente e economicamente viável para o destino do lixo dos municípios da região. O interesse da agilização do empreendimento, foi manifestada pelo Prefeito de Ibirubá, Sr. Carlos Jandrey e a Vice-Prefeita Teodora Lütkemeyer.