14 de outubro de 2010 as 15:18 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Cônsul Holandês conhece potencialidades do município

Estiveram em visita à cidade de Não-Me-Toque no dia 07 de outubro, o Cônsul Geral da Holanda Cônsul Geral da Holanda Louis Piët e a Consulesa Dyonísia Wilhelmina Stijns, para conhecer mais sobre o município já que a colônia holandesa na cidade é bastante atuante e em grande número de integrantes.

Foram  recepcionados pela Administração Municipal, Legislativo Municipal, Membros da Comissão do Ano da Holanda no Brasil e integrantes da Diretoria da Associação Holandesa, onde assistiram um vídeo sobre a Capital Nacional de Agricultura de Precisão, e receberam das mãos do Sr. Prefeito um mimo do Município e o convite para participar da Expodireto Cotrijal 2011, em especial no dia 17 de março, quando será o início das comemorações do Ano da Holanda no Brasil, no Município de Não-Me-Toque.

Além de outras atividades, tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura do Lar do Idoso.

À tarde acompanhados da comitiva municipal, visitaram algumas empresas na metal mecânica JAN e Stara,  ambas fundadas por imigrantes holandeses e neste ano de 2010 estão completando 50 anos de atividade,  e viram de perto as potencialidades econômicas de nossa cidade e ficaram encantos com a tecnologia existentes nas indústrias Nãometoquenses.

A família Stapelbroek, também recebeu o Sr. Piët e a Sra. Dyo (como preferem ser chamados), na propriedade da Fazenda Anna.

A visita dos representantes do governo holandês serviu para mostrar que a comunidade de Não-Me-Toque, após anos continua atuando em prol da comunidade de descendentes de holandesas e, deseja manter e expandir os laços culturais além de  ter mostrado as potencialidades econômicas e comerciais do município de Não-Me-Toque  com a Holanda abrindo possibilidades de ampliação das relações comerciais com aquele país.

À noite Sr. Piët e esposa, recepcionaram a Comunidade Holandesa no CTG Galpão Amigo, onde ofereceu um jantar típico (churrasco e matambre) e explanou sobre como obter o Passaporte Holandes,  disse buscar também nessas visitas, informações necessárias para apresentar à empreendedores da Holanda, municípios viáveis economicamente para investimentos.

Sendo o responsável legal no Brasil, Louis mantém visitas nestes municípios para saber a maneira como vive os holandeses neles radicados. Para Louis Piët, a visita foi bastante proveitosa. "Fomos muito bem recebidos, e ficamos felizes com a acolhida tanto do povo holandês, que aqui reside, como da recepção na cidade de Não-Me-Toque, pretendo voltar em breve, enfatizou Louis Piët.

Para o Prefeito Piva, foi uma oportunidade de esta é uma oportunidade de mostrar as potencialidades da região, para que o Cônsul não só saiba como os holandeses, um povo pioneiro da nossa região vive, mais também de estreitar relações, mostrando que Não-Me-Toque tem potencial para investimentos de industrias estrangeiras que queiram aqui se instalar.

Na oportunidade foi apresentada a comunidade holandesa a programação prevista para o Ano de 2011, em virtude do Ano da Holanda no Brasil.