29 de setembro de 2010 as 08:30 / Saúde, Sem categoria

II Aniversário do Grupo Corrente Esperança

Em 2008 a equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde de Não-Me-Toque composta por Assistente Social, Enfermeiros, Médicos e Psicólogos, realizaram uma análise da situação atual vivida devido ao uso abusivo de substâncias psicoativas. E viram a importância de fazer um trabalho mais voltado às famílias que acompanham o dependente.

Assim o projeto com o apoio municipal iniciou em 16 de Setembro de 2008, com encontros semanais nas terças-feiras atendendo aos familiares dos usuários de substâncias psicoativas, no antigo Posto de Saúde.

Este grupo iniciou com a presença de 5 familiares onde nomearam o Grupo Corrente da Esperança. Nome muito significativo, pois lembra algo forte e consistente, sem contar na Esperança que é importante sempre tê-la, pois esta faz ir em frente, buscar outras alternativas e não desistir mesmo quando achamos que está tudo perdido e Grupo, porque é nesta troca que se estabelece o fortalecimento, o crescimento e a percepção de que nesta caminhada muitas vezes difícil, não se está só. Que existe o apoio de profissionais, e de  pares neste percurso de ajuda e  de tratamento.

O Grupo foi se fortalecendo e hoje conta com a presença de aproximadamente 14 familiares. Este grupo é coordenado por duas psicólogas, Lisiane Maris Xavier Panazollo e Janaina Dias Castamann Adam e uma Assistente Social, Iliana Casagrande. Mas o mais importante é que das 5 pessoas que iniciaram no Grupo permanecem até hoje 3, oferecendo seu acolhimento, sua história, suas vitórias, seus enfrentamentos e  suas experiências a outras novas pessoas que ali iniciam.

No dia 28 de setembro ocorreu o segundo aniversário do Grupo Corrente da Esperança. Neste dia, foram apresentados aos familiares, os trabalhos realizados no período de dois anos. O encontro aconteceu no antigo Posto de Saúde no turno da tarde e contou com a presença das psicólogas, Lisiane Maris Xavier Panazollo e Janaína Dias Castamann Adam, das Assistentes Sociais, Iliana Casagrande e Andréia Saraiva Lima e do Professor de Educação Física, Cristiano da Costa. No decorrer da tarde esteve ministrando uma palestra, o Dr. Marcelo Y. Dias falando sobre a importância da família. Após a palestra houve uma confraternização com os participantes.