16 de setembro de 2010 as 14:13 / Gabinete, Sem categoria

Moradores de São José do Centro recebem prefeito e secretários

O programa de descentralização do governo municipal chegou ao distrito de São José do Centro na segunda-feira (13). Os moradores reuniram-se nas dependências do Clube Aliança para ouvir e conversar com o prefeito Antônio Vicente Piva e com os secretários. Também fizeram-se presentes os Vereadores Neuri Sprandel (PDT), Valdir Kirst (PP) e Gilson dos Santos (PTB).

No primeiro contato, os integrantes do governo municipal descreveram as principais atividades desenvolvidas, depois responderam perguntas e receberam pedidos, como o retorno do atendimento médico e da técnica de enfermagem no posto de saúde do distrito.

O secretário da Saúde, Pedro Piva, explicou que o município tem dificuldades de contratar médicos, mas garantiu o retorno do atendimento quinzenal. Quanto à técnica de enfermagem, informou que precisou destacar a atendente local para o posto central, onde uma profissional se aposentou. Anunciou que uma nova técnica concursada foi chamada para assumir e logo estará atendendo a população de São José do Centro.

O prefeito Piva explicou que o plantão continua sendo oferecido, independente da questão levantada pelo Ministério Público com relação à cobrança dos R$ 10,00 nas consultas.

– Faz parte do programa de nosso governo oferecer atendimento nos horários em que os postos de saúde estão fechados. Dos 58 municípios da 6ª Coordenadoria Regional, somente três oferecem plantão e Não-Me-Toque está entre esses municípios. Isso porque priorizamos a saúde -, afirmou o prefeito.

O secretário Pedro ainda explicou que os medicamentos de competência do município nunca faltam nos postos. Recentemente, adotaram o procedimento de ingressar na Justiça exigindo do Estado e da União os demais medicamentos que não são de responsabilidade da prefeitura.

Os moradores de São José do Centro também fizeram pedidos ao secretário de obras, Johannes van Riel, trataram de impostos com o secretário de Finanças Naor Kümpel; de habitação com Ibanez de Quadros; ensino com o secretário Darci Bueno; agricultura e agroindústrias com Jair Kilpp; ação social com Bernadete Piva e assuntos relativos à administração e planejamento com a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer.

Para as estradas foi anunciado os recursos de R$ 500 mil que serão direcionados para as áreas atingidas pelas chuvas de fevereiro. Também o início das atividades do abatedouro municipal foi de interesse dos agricultores, além do programa municipal de apoio à formação de agroindústrias, instalação do curso técnico gratuito em Agricultura de Precisão e de programas habitacionais.

O secretário de Gabinete Ivan Machry, destacou a iniciativa inovadora deste governo em ir ao encontro da população e, também, colocar-se à disposição de todos abrindo seu gabinete nas segundas-feiras à tarde e nas sextas-feiras pela manhã para atendimento sem hora marcada.

– O prefeito Piva está fazendo um governo digno do respeito e admiração da população não-me-toquense, correspondendo às expectativas das pessoas com relação à justiça, humanismo e planejamento. É um governo de grandes iniciativas democráticas e de realizações – destacou Ivan.

Em seguida a comitiva visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Amália Kerber, oportunidade em que saudaram todos os estudantes e professores. Prefeito Antonio Vicente Piva juntamente com a primeira-dama Bernadete e o Secretário de Educação Darci receberam dos alunos reivindicações para melhorias da escola, principalmente para a quadra de esportes e também melhorias nas estradas do distrito.