23 de agosto de 2010 as 10:56 / Saúde, Sem categoria

Vigilância em Saúde

No dia 20 de agosto foi realizado o 1º encontro com: Marli Favretto (Vigilância Ambiental), Marines Bortilini Roehnig (SINAN – Sistema Informação de Agravos de Notificação), Solange Maria Protti (Vigilância Saúde do Trabalhador) e Gilberto Santetti (Vigilância Epidemiológica), profissionais coordenadores dos programas de Atenção Básica de Saúde Pública da 6ª CRS de Passo Fundo no auditório da Prefeitura Municipal. A reunião também foi destinada aos municípios da microrregional de Carazinho, onde foram abordados assuntos de extrema importância para a Saúde Pública como a Avaliação e Qualificação dos Sistemas de Informação SINAN, investigações de doenças de notificação compulsória, Vigilância Epidemiológica, Saúde do Trabalhador e Vigilância Ambiental. O município silencioso que não cumpre com as diretrizes da vigilância em saúde pode ter os recursos financeiros do PAB (Piso de Atenção Básica) bloqueados pelo Ministério da Saúde. Participaram deste encontro os profissionais responsáveis pelos programas dos municípios de Almirante Tamandaré do Sul, Carazinho, Não-Me-Toque, Lagoa dos Três Cantos, Coqueiros do Sul, Santo Antônio do Planalto, Tapera e Victor Graeff. E no turno da tarde tivemos a presença de vários representantes das empresas do município de Não-Me-Toque na discussão sobre o Programa Saúde do Trabalhador já que nosso município tem um número expressivo de acidentes de trabalho notificados por ano. Representando Não-Me-Toque, estiveram presentes nesta capacitação Liliane Kraemer Erpen (enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador), Silvio Renato Godoy Kuhn (Vigilância Ambiental), Roberto Reichert Barboza (Vigilância Ambiental) e Giscar Teichmann (digitador da Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador). O evento iniciou às 08:30 com as saudações do Prefeito Municipal Antônio Vicente Piva e em seguida do Secretário Municipal de Saúde Pedro Fioravante Edmundo Piva e se estendeu até às 12:00. À tarde, os trabalhos reiniciaram às 13:30 até as 15:00 horas. No final houve uma confraternização com todos os participantes os quais gostaram desta descentralização das reuniões que geralmente ocorrem em Passo Fundo.