16 de agosto de 2010 as 09:58 / Gabinete, Sem categoria

Amaja reúne prefeitos na Capital

Os prefeitos dos municípios da região do Alto Jacuí, ligados à Amaja, se reuniram em Porto Alegre na terça-feira (10), para tratar de diverso assuntos, entre eles a formação do consórcio que vai tratar da coleta, separação e destinação do lixo. Os municípios, segundo o secretário de gabinete, Ivan Machry, que acompanhou o prefeito Antônio Piva na reunião, já têm projeto para construção do pavilhão que vai servir para a triagem e separação.  Um próximo passo será alteração do estatuto da Amaja, visando criar um departamento específico para o assunto.

Seguro residencial

Os prefeitos assistiram explanação da consultoria CDP para implantação do seguro residencial destinado à cobertura de danos em caso de catástrofes climáticas. O modelo prevê a cobrança do seguro junto com o IPTU. A discussão do assunto terá continuidade na associação.

PEC 29

O presidente da Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), Vilmar Zanchin, conversou com os prefeitos e fez uma pelo para que estejam em Brasília na próxima semana para acompanhar a votação do Projeto de Emenda Constitucional – PEC 29 – que estabelece o compromisso da União em aplicar em saúde 10% e os estados 12% dos recursos orçamentários .

– Se a PEC 29 for aprovada, será a oportunidade de mudarmos a saúde do Brasil – comentou o prefeito Piva.

Candidatos ao Senado

Três dos candidatos ao Senado pelo RS participaram do encontro com os prefeitos e secretários em Porto Alegre. Germano Rigotto (PMDB), Ana Amélia Lemos (PP) e Paulo Paim (PT) mostraram que estão preparados para defender os interesses dos gaúchos, além de terem impressionado o público pela polidez com que se relacionam na campanha.

Recursos da Defesa Civil

Antônio Piva e Ivan Machry também estiveram no Daer para tratar da liberação dos R$ 35.115,00 destinados pela Defesa Civil do Estado para ser aplicado na recuperação de estradas. O convênio será assinado no próximo dia 15.