27 de julho de 2010 as 11:38 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Comissão Nacional do Ano Holanda no Brasil se reuniu em Castrolanda

As cidades envolvidas nas comemorações do Ano da Holanda do Brasil estiveram reunidas no dia 22/07, em Castrolanda, para a realização de uma reunião que teve na sua pauta a definição do calendário nacional das festividades e a escolha do Selo (logomarca) comemorativo ao Ano da Holanda no Brasil. No encontro participaram os municípios de Não-Me-Toque (RS), Carambeí, Castro, Arapoti (PR), Paranapanema (SP).

Cabe salientar que a reunião aconteceu no Moinho Castrolanda, paralelamente a realização do 33º Zeskamp, que reuniu mais de mil pessoas em sua Olimpíada entre as seis colônias holandesas do país. Não-Me-Toque, esteve representado pela Vice-Prefeita Teodora Lütkemeyer, pelos membros da Comissão Municipal Jair Kilpp e Willibrordus Van Lieshout e pelo Presidente da Associação Holandesa Harrie Stapelbroek.

Além das autoridades e representantes dos Municípios a reunião contou com a presença do Chefe de Gabinete do Deputado Federal do Paraná Luis Carlos Hauly, Amauri Escudeiro. Durante a reunião Escudeiro afirmou estar com o apoio do senador Álvaro Dias para que a lei que determina 2011 como sendo o Ano da Holanda no Brasil, seja colocada na pauta do senado já no mês de agosto para ser votada e encaminhada a sanção do presidente em setembro.

O calendário nacional terá início oficial em março de 2011 em Não-Me-Toque, com atividades que serão realizadas durante a Expodireto Cotrijal, a Feira Internacional do Agronegócio. As demais programações são: Dia da Rainha com Jantar Típico, Desfile Histórico, Festival de Danças Folclóricas com intercâmbio entre grupos de danças, Reencontrando Não-Me-Toque, Zeskamp com 06 associações culturais do Município, , Natal Étnico – Festa de São Nicolao

Já em abril o município de Carambeí, berço da colonização holandesa que completa 100 anos de imigração, em 4 de abril (data da chegada das primeiras famílias holandesas), realizará suas festividades que englobará  um desfile reunindo representantes de todas as colônias holandesas do Brasil, onde será resgatada toda história em seus detalhes,

Os demais municípios envolvidos abordarão o tema "2011 o ano da Holanda no Brasil" em todos os seus eventos, inclusive nas festividades de aniversário de cada cidade. Durante o decorrer do ano outros eventos também terão como tema principal a história da imigração.

Em Holambra o tema será comemorado em todos os eventos, inclusive na EXPOFLORA, que é a maior feira de flores do Brasil.

Arapoti entra no calendário nacional com o mês de dezembro que tradicionalmente realiza diversos eventos natalinos e ainda ornamenta toda cidade. Em 2011 o Natal será voltado ao tema, apresentando aos visitantes um pouco da história dos imigrantes no contexto natalino. Nesta época já é tradicional o município receber muitos visitantes, que vem até a cidade atraídos pela decoração e atrações culturais referente ao Natal.

O Zeskamp, que acontece todo mês de julho, e reúne as colônias holandesas em competições esportivas, também vai entrar no calendário nacional. A edição de 2011 que normalmente seria realizado em Não-Me-Toque, conforme cronograma tradicional, porém foi cedido o ano ao Município de Carambeí, em virtude deste município comemorar a festa do centenário da imigração holandesa. A Comissão organizadora do Zeskamp pretende além das tradicionais provas esportivas organizar uma programação cultural voltada a história da colonização holandesa no Brasil.

A finalização do Calendário deve ocorrer nos próximos dias, para então ser entregue a Embaixada do Reino dos Paises Baixos, em Brasília, para que possa contar com a participação de atrações da Holanda nos eventos realizados nas cidades brasileiras envolvidas nas comemorações.

Na oportunidade foi definido o selo oficial que será colocado em todo material relativo às comemorações do Ano da Holanda no Brasil. Também foi apresentada a possibilidade de organizar entre todos os municípios uma exposição relativa ao tema, que possa ser apresentada em diversos pontos do país.

O próximo encontro esta marcado para setembro, em Arapoti, ocasião em que o município comemora 50 anos de história.

Na oportunidade a Associação do Parque Histórico de Carambeí fez o lançamento oficial do livro "Perspectiva da Presença Holandesa no Brasil – 4 Séculos de Patrimônio".

O livro "Perspectiva da Presença holandesa no Brasil – 4 séculos de Patrimônio, relata a história das colônias holandesas no país. O primeiro livro apresentado retrata a "Historia da Imigração Holandesa na região dos Campos Gerais". Em formato de álbum o livro relata através de fotos a chegada das primeiras famílias na região. Também aborda a história da chegada dos holandeses no Brasil no século 16 e os holandeses como colonos no século 19.

Ao todo são quatro livros abortando 12 temas e todos lançados em português, holandês e inglês. A intenção é que a obra literária alcance leitores em outros países e com isso abra uma oportunidade para criação de um movimento de turistas.