20 de julho de 2010 as 17:05 / Governo, Sem categoria

Usina de Reciclagem de Lixo Regional

Os Municípios integrantes do Corede Alto Jacuí, estiveram reunidos no dia 19 de julho, segunda-feria, a partir das 14 hs 30 minutos, com os COMUDES na Câmara Municipal de Vereadores de Quinze de Novembro para definir a destinação do bônus obtido através da Consulta Popular 2010/2011, no valor de R$200.000,00 para Usina de Reciclagem de Lixo.

Como noticiado anteriormente, no intuito de procurar alternativas para o destino final do Lixo domiciliar os Municípios de Não-Me-Toque, Tapera, Victor Graeff, Lagoa dos Três Cantos e Selbach realizaram  reuniões e vista ao Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos – CIGRES de Três de Maio, no intuito de obter informações sobre a operacionalização e viabilidade econômica do Consórcio Intermunicipal com Usina de Reciclagem do Lixo e Aterro Sanitário.

Considerando que a alternativa foi  considerada viável para a reunião do Alto Jacuí e tendo em vista que o município de Ibirubá já tem um aterro sanitário em funcionamento, mas principalmente pela localização geográfica (centro da região ao Alto Jacuí), os representantes dos Municípios presente a reunião em Quinze de Novembro, definiram pela destinação do recurso de R$ 200.000,00 através do COMAJA , para implementação de uma Usina de Reciclagem de Lixo e Destino Final, no município de Ibirubá.

Integrarão o Consórcio para esta finalidade  os Municípios de Ibirubá, Não-Me-Toque, Tapera, Selbach, Santa Bárbara do Sul, Salto do Jacuí, Saldanha Marinho, Quinze de Novembro, Lagoa dos Três Cantos, Fortaleza dos Valos, Colorado e Boa Vista do Incra.

Será iniciado a elaboração de projeto de viabilidade e agendado nova reunião no mês de agosto  para traçar novos  encaminhamentos.