15 de julho de 2010 as 10:07 / Governo, Sem categoria

2011 será o Ano da Holanda no Brasil

Brasília, 14 de julho – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 14, o PL 6.498/2009 que institui 2011 como o Ano da Holanda no Brasil. O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), um dos autores do projeto, disse que o centenário será uma grande festa de confraternização nos estados do Sul e parte de São Paulo, especialmente os municípios de Carambeí, Arapoti e Castro, no Paraná, Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, Holambra e Paranapanema em São Paulo, municípios com forte presença holandesa desde início do século XX. Os primeiros holandeses chegaram ao Paraná em 1911.

O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), relator do projeto na CCJC, falou de seu contentamento em relatar a proposição por que estudou na Holanda em 1987 e vivenciou a integração entre esses dois povos. Essa integração de famílias de descendentes de holandeses no Brasil trouxe a experiência do trabalho com a terra e o cooperativismo, que contribuíram para fortalecer as economias regionais, a exemplo da hoje Batavo Cooperativa Agroindustrial, instalada em Carambeí. O PL foi aprovado por unanimidade e segue para apreciação no Senado.