31 de maio de 2010 as 15:24 / Desenvolvimento, Sem categoria

Empresas Não-Me-Toquenses aderem ao Dia do Desafio

O Dia do Desafio, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc/RS) com apoio da Assembleia Legislativa, propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem qualquer atividade física, por pelo menos 15 minutos consecutivos. O vencedor será o município que mobilizar maior porcentagem de pessoas em relação ao número de habitantes.

Assim, como os 442 municípios do estado do Rio Grande do Sul que participaram, na última quarta-feira (26), do Dia do Desafio, Não-Me-Toque mobilizou 6.336 de pessoas, aumentando em relação ao ano passado que foram 4,5 mil pessoas participando das atividades. Este ano várias empresas, órgãos públicos, hospitais, academias aderiam ao Dia do Desafio entre elas estão: Secretaria de Desenvolvimento e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Grazmec, Secretaria de Obras – Parque de Máquinas, Roster, Dobel, Cotrijal, Gesa, Secretaria da Educação, Cultura e Desporto, Secretaria da Ação Social, Jornal A Folha, Revista Momento;, Prefeitura – Centro Administrativo, Câmara de Vereadores, Lojas Quero-Quero, Escolas municipais, estaduais e particulares, Lojas Becker, Banco do Brasil, Hospital de Caridade, Lojas Benoit, Secretaria Municipal da Saúde, Augustin, Comercial Hartmann, Empresa Roos, Incomasa, Ministério Público, Sicredi, Apae, WJ Fitness Academia, Zona Alvo Academia, i9 Academia, Academia da Dóris e Academia Lisiane.

Jaqueline Dreyer, responsável pela coordenação do Dia do Desafio em Não-Me-Toque, disse que o resultado final da competição fornecido pelo Sesc será divulgado até terça-feira (1º/6).

– Somente então saberemos se vencemos o município de Agua Blanca, da Guatemala – informou Jacqueline, ressaltando que o mais importante é a participação neste evento que mobiliza milhares de pessoas para um único propósito, o de integração e de incentivo à atividade física.

História do Dia do Desafio

No ano de 1983, numa pequena cidade do Canadá, aonde a temperatura chegava a 20 graus negativos, o prefeito determinou que naquele dia, às 15 horas, todas as pessoas apagassem as luzes, saíssem de suas casas e caminhassem por 15 minutos em volta do quarteirão. No ano seguinte uma cidade vizinha do mesmo porte, copiou a idéia e fez a mesma atividade no mesmo horário, gerando uma competitividade entre as cidades do mesmo porte, a partir daí cria-se o Dia do Desafio.

No Brasil, o Dia do Desafio começou em 1995. É um evento organizado pelo Sesc com o apoio da Prefeitura que se propõe a despertar nas pessoas de diversas idades a importância da prática de alguma atividade física.