04 de maio de 2010 as 10:17 / Governo, Sem categoria

Acertada base curricular do Curso de Agricultura de Precisão

O curso técnico em agricultura de precisão é inédito no Brasil e será implantado no município de Não-Me-Toque em caráter experimental.

As tratativas avançam em ritmo acelerado. No dia 20 de abril, esteve em Não-Me-Toque uma comitiva de professores liderados pela professora e reitora do Instituto Federal Farroupilha, de Santa Rosa (RS), Tanira Marinho Fabres. O grupo se reuniu com a vice-prefeita Teodora Lütkmeyer, com o diretor do Instituto Estadual São Francisco Solano, Cleomar Inácio Fritzen, o industrialista José Barrios representando a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Não-Me-Toque, o secretario da Educação Cultura e Desporto, Darci Bueno da Silva, o gerente de Recursos Humanos da Implementos Agrícolas Jan, Ivan Fleck, e o gerente de Tecnologias da empresa Stara, Cristiano Paim Bus.

A presença da reitora e de professores da área de informática e agricultura visou dar início à construção da base curricular pedagógica e também um plano de trabalho para aquisição de um laboratório de informática para o curso técnico em agricultura de precisão, que será implantado no município a partir do mês de agosto deste ano.

– Nossa expectativa é de que este curso seja para o município e para a região a concretização de um sonho de mais de dez anos, que iniciou com o Projeto Aquarius. Nós queremos formar profissionais aptos para trabalharem nas empresas que utilizam essa tecnologia. É por isto que o temos uma parceria com o Poder Executivo do município – afirmou Tanira Marinho Fabres.

A reitora do Instituto Farroupilha acredita que, assim como a Jan e a Stara estão fazendo parceria publico privada com o município, haverá muito mais empresas dispostas a colaborar. Uma novidade anunciada neste dia foi o interesse da Johnn Deere em colaborar com a implantação do curso.
– Isso é muito bom para o município e também para os alunos que irão freqüentar o curso – avalia Tanira Marinho Fabres.

Os trabalhos deste dia foram focados na elaboração da lista de disciplinas que integrarão o curso, levando em consideração a necessidade do mercado.
– Temos muitos profissionais dispostos a colaborar para termos um curso exemplo para o Brasil – destacou a vice-prefeita Teodora.
LEG Professores do Instituto Farroupilha e técnicos de Não-Me-Toque trabalharam juntos