A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
07 de abril de 2010 as 15:49 / Saúde, Sem categoria

Dia Mundial da Saúde

 O dia mundial da saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (MS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de
saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.

Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.

 

Neste Dia Mundial da Saúde, veja como está a Saúde no Município de Não-Me-Toque, através da entrevista concedida pelo Prefeito Antônio Vicente Piva e pelo Secretário de Saúde Pedro Piva:

Qual a situação da saúde da população de Não-Me-Toque nos dias atuais?

Entendemos que Não-Me-Toque vive uma situação privilegiada dentre os municípios da região, haja vista a existência de grande número de médicos, de todas as especialidades, atendendo a população local. Temos também a felicidade de possuirmos 02 hospitais totalmente aparelhados, quer em equipamentos, quer em pessoal, com um elevado numero de leitos, que prestam um socorro imediato à população, tanto àquela que pode pagar pelos serviços quanto àquela que necessita de filantropia e beneficência, em razão de falta de recursos financeiros. Temos a sorte de estarmos a uma distância de 70 quilômetros do maior centro de saúde do interior do estado do Rio Grande do Sul, que é Passo Fundo, referência para todo o tipo de especialidade médica e ponto de localização da coordenadoria regional de saúde a quem somos agregados.

 

Como está funcionando a saúde pública no município de Não-Me-Toque?

Como co-responsáveis pelo SUS, a secretaria municipal de saúde garante o acesso de toda a população aos serviços de atendimento básico. Já aqueles serviços de média e alta complexidade, são encaminhados aos centros de referência, tais como Carazinho, Passo Fundo, Erechim, Ijuí, Porto Alegre, que prestam atendimento mais complexo.

Como toda ênfase do SUS é dada à saúde preventiva, temos unidades de Saúde da Família, que visitam as casas em busca de realizar a prevenção da doença.

Na vacinação a saúde pública brasileira é reconhecida mundialmente e estamos livres da varíola, poliomielite e sarampo. Foi feita a campanha de vacinação da rubéola e proximamente estaremos realizando vacinas contra pneumonia e meningite C. Atualmente estamos vacinando contra a influenza (gripe) H1N1.

Tal vacinação está sendo feita por etapas, para aqueles que tem mais risco de desenvolver a forma grave da doença. Assim, vacinamos:

 

DE 22 DE MARÇO A 02 DE ABRIL – GESTANTES/ CRIANÇAS DE 6 MESES A DOIS ANOS/ DOENTES CRÔNICOS ABAIXO DE 60 ANOS (CARDIO, RESPIRATÓRIO, HEPÁTICO,RENAL, SANGUÍNEO,DIABÉTICO, IMUNODEPRIMIDO, OBESO MÓRBIDO

 

 

                                   Assim vacinaremos:

 

DE 05 A 23 DE ABRIL – PESSOAS DE 20 A 29 ANOS

DE 24 DE ABRIL A 07 DE MAIO – PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS E OUTROS PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS

DE 10 A 21 DE MAIO – PESSOAS DE 30 A 39 ANOS

 

Onde é prestado a atendimento à população de Não-Me-Toque?

Por meio de 07 postos de saúde, sendo 06 na cidade e um no interior. Temos atendimento médico semanal, e de enfermagem e nutricional, mensal, também nas localidades de São José do Centro, Bom Sucesso e Arroio Bonito.

Possuímos duas equipes de Saúde da Família, estabelecidas nos Bairros Santo Antonio/ Industrial e Jardim e pretendemos neste ano criar mais uma equipe de saúde da família, desmembrando o Bairro Industrial e incorporando a Vila Nova ao posto da Santo Antonio. Criaremos um posto específico para os Bairros Industrial, Canela Doce, Alzírio Roos , São João e Ioris.

No posto Central são marcados os exames de média e alta complexidade, prestados fora do município, e são agendadas as viagens para estes locais. Para isto contamos com 02 ambulâncias e duas vans, bem como dois carros pequenos para o posto central e bairros.

Pretendemos adquirir mais veículos, para melhorar cada vez mais o transporte, haja vista a demanda sempre crescente de busca de novos atendimentos.

 

Como funciona o atendimento ao público fora do horário normal dos postos?

A partir do ano de 2009 foi criado pronto atendimento de urgência e emergência diário noturno durante a semana e diuturno durante o final de semana. Inicia, de segunda às quintas feiras, das 19.00 horas e termina às 7.00 do dia seguinte. Nas sextas inicia às 19.00 horas e termina às 7.00 horas de segunda feira.

É feito nos dois hospitais, alternadamente, conforme calendário pré-fixado, com médicos contratados pelos hospitais, que recebem repasse do Município para seu pagamento, além de materiais e medicamentos de primeira necessidade em emergência. Estes locais constam do site do município.

A partir deste ano de 2010, mais dois municípios, Colorado e Victor Graeff, aderiram ao pronto atendimento médico de emergência e suas populações já estão sendo atendidas.

 

Quem realiza o pagamento deste pronto atendimento?

 Tal atendimento é totalmente pago pelo município de não me toque, sem nenhuma verba estadual ou federal.  Com a adesão de Victor Graeff e Colorado, estes dois municípios contribuem com os hospitais, com valor determinado em razão de sua população.

No ano de 2009 foi gasto pelo município, com o pronto atendimento, a soma de R$328.530,00, que representa 10,6% do total gasto em saúde pelo município.

Este valor representa 3 vezes mais do que o estado do RS gastou em saúde com não me toque o ano inteiro de 2009 (R$111.992,50).

 

O município possui também laboratório próprio?

Possuímos laboratório próprio que realiza 38 tipos de exames diversos (sangue, urina, fezes, escarro, etc), onde o governo federal contribui como pequena parcela da despesa, sendo o restante bancado pelo governo municipal. Em 2009 foram realizados 32.126 exames, desde o simples de urina até o de HIV.

 

Cite o número de viagens realizadas e quantos pacientes foram transportados em 2009?

Podemos dizer que fizemos a média de 03 viagens diárias durantes todo o ano de 2009 e transportamos uma média de 26 pacientes / dia. (1.073 viagens /9.299 pacientes).

 

Em percentuais, quanto o município, o estado e a união gastam em saúde com Não-Me-Toque?

Com o total aplicado em saúde em 2009, em Não Me Toque, o estado do Rio Grande do Sul gastou 2,8% / a União 20,6% e o município 76,6%.

 

Quais os programas desenvolvidos pela secretaria municipal de saúde

Programas

A Secretaria de Saúde e Meio Ambiente realiza semanalmente os seguintes cursos, grupos, programas e ações de Saúde Preventiva:

Programa Saúde da Mulher

  • Grupo de Gestantes
  • Exames Preventivos de Câncer de Colo Uterino e Mamas
  • CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento – para portadores de DST’s)

Programa Preventivo De Saúde Oral

Envolvendo 07 escolas da rede municipal e 02 escolas de Educação Infantil

Grupos de Hipertensos e Diabéticos

11 Grupos

Programa de Vigilância Epidemiológica

  • Controle da Tuberculose
  • Eliminação da Hanseníase
  • Setor de Imunizações
  • Teste Básico do Pézinho
  • Doenças de Notificação Compulsória
  • Controle da Dengue

Programa de Vigilância Sanitária

  • Controle do Borrachudo
  • Controle da Doença de Chagas, da Raiva Canina, etc.
  • Controle e Vigilância da qualidade da Água para consumo humano;
  • Cadastramento de estabelecimentos industriais ou prestadores de serviços;
  • Fornecimento de Alvarás para comércio de alimentos e outros;
  • Investigação de doenças veiculadas por Alimentos;
  • Anti-ratização;
  • Vistorias e fiscalizações feitas pelo Setor de Vigilância Sanitária.

Outros

  • Programa de Próteses Bucais
  • Programa de Reeducação Alimentar
  • Programa de Assistência Farmacêutica Básica Saúde da Criança
  • Programa de Agentes Comunitários de Saúde – Pacs
  • Programa Saúdeda Família – PSF
  • Pronto Atendimento Médico nos Hospitais
  • Programa de atendimento à familiares de drogados e egressos de internação.

Além desses programas são realizadas visitas domiciliares, terapia de grupos, palestras para componentes do Programa Família Integrada e sobre Vigilância Sanitária; palestras em empresas e atendimento em locais de festas e eventos, com ambulâncias e enfermagem.

 

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir