18 de março de 2010 as 17:59 / Governo, Sem categoria

Município assina Convênio com Instituto Farroupilha

Aconteceu na quarta-feira (17) no stand da Prefeitura Municipal a cerimônia de assinatura do convênio entre o Município de Não-Me-Toque e o Instituto Farroupilha para estabelecimento de ações conjuntas na área da educação profissional, em especial para a implantação do Curso Técnico nível Pós-Médio em Agricultura de Precisão. Este é o resultado rápido das tratativas conduzidas pela vice-prefeita Teodora e pelo Secretário Municipal do Desenvolvimento Jair Kilpp que foram saudadas com entusiasmo, como um avanço importante para a difusão do uso da tecnologia e, especialmente, para a formação profissional de jovens.

A cerimônia teve seu inicio por volta das 11h onde o Prefeito Antônio Vicente Piva assinou o convênio com o Reitor do Instituto Farroupilha Carlos Alberto Pinto da Rosa, um acontecimento bastante prestigiado por lideranças políticas da cidade e do nosso Estado, como a Vice-Prefeita Teodora Lütkemeyer, o Presidente da Câmara de Vereadores Valdir Alberi Kirst, Representante da SUEPRO Ernesto Augusto Bernardes, Deputado Jerônimo Goergen, Prof. Telmo Amado da UFSM – representante do Projeto Aquarius, Secretário de Educação Darci Bueno da Silva, Presidente da ACINT Sandro Willig, Diretor do Instituto Solano Cleomar Fritzen, empresários locais, representantes das empresas COTRIJAL, JAN e STARA, além de Secretários Municipais, Vereadores, imprensa local e regional.

O Reitor Carlos agradeceu ao prefeito e disse se sentir em casa devido a tanta hospitalidade e falou sobre o processo de ampliação do ensino técnico no Estado por meio de classes descentralizadas. "Acabamos de selar um compromisso. Acredito que o Instituto Farroupilha será bem aceito na cidade e irá gerar muitos benefícios, tanto na economia como em outros setores, mas que o mais importante é que virá proporcionar uma formação de mão-de-obra qualificada para as empresas da área metal mecânica. O Reitor aproveitou para confessar seu deslumbramento com a Expodireto Cotrijal.

O Deputado Jerônimo Goergen, prestigiou o evento e ficou muito feliz com mais este progresso "Ao presenciar esta assinatura de convênio, fico muito feliz, quer queira quer não queira a nossa população é carente de emprego e hoje, nós temos o que oferecer aos jovens" disse ele.

O prefeito Piva falou do empenho do seu governo em aperfeiçoar as estruturas de desenvolvimento oferecendo condições para as empresas crescerem. "Um grande País se faz com educação de qualidade. Não-Me-Toque contribui aumentando as oportunidades de formação com esse curso técnico inovador" destacou.

O curso de nível técnico pós-médio inicia no segundo semestre deste ano, com grande interesse das indústrias metal-mecânicas. Terá 1.200 horas de aulas teóricas e práticas. A grade curricular será montada pelo Instituto Farroupilha ouvindo os empresários para atender as reais necessidades.

Terminando a cerimônia o prefeito Piva, a vice- prefeita Teodora, o Secretário Jair  acompanharam o Reitor Carlos e a Pró-Reitora de Ensino Tanira Marinho Fabres, em visita à Expodireto especialmente no Projeto Aquarius onde o Prof. Telmo e o Gerente de Tecnologia da STARA Cristiano Paim Buss fizeram uma excelente apresentação do projeto.