22 de fevereiro de 2010 as 11:04 / Governo, Sem categoria

Prefeitura licita compra de sistema de videomonitoramento

Assaltos, furtos, vandalismo, uso de drogas, motoristas consumindo bebida alcoólica, corrupção de menores e prostituição infantil poderá desaparecer em Não-Me-Toque, pelo menos nos pontos em que serão instaladas as câmaras de vídeo. Os olhos eletrônicos prometem vigiar a cidade 24 horas por dia e, se não acabar, pelo menos reduzir e contribuir para a responsabilização judicial dos culpados.

A iniciativa do Conselho Municipal de Segurança Pública (Consepro) teve o apoio do governo municipal desde o início de 2009 e, desde então, diversas reuniões, agendamento e encontro com autoridades foram necessários para chegar ao ponto atual: a licitação da compra do sistema de videomonitoramento.

– Foi um processo lento e com muitos detalhes técnicos que tiveram que ser observados antes de abrirmos a licitação para compra – relatou a prefeita em exercício Teodora Lütkemeyer durante a assinatura da licitação. O ato contou com a presença do presidente do Consepro, Udo Schmiedt, do comandante da Brigada Militar, Tenente João Roberto Cardoso, do presidente da Acint, Sandro Willig, e do secretário municipal de finanças, Naor Kümpel.

O processo precisou ser encaminhado para a Secretaria de Segurança Pública, onde já tem todos os pareceres e aguarda apenas a assinatura da governadora, que poderá ocorrer durante a Expodireto Cotrijal.

– Não-Me-Toque surpreendeu o governo do estado com o envolvimento comunitário do projeto de videomonitoramento – declarou Teodora ao se referir à iniciativa do Consepro e ao apoio do governo municipal e classe empresarial através da Acint.

Para o presidente do Consepro, Udo Schmiedt, o momento é de vitória para a comunidade não-me-toquense, pois o trabalho de vários anos vai se concretizar em beneficio de todos os cidadãos de bem.

– Vitória que resulta de muito trabalho, envolveu parcerias importantes. O resultado é mérito do Consepro, da Brigada Militar, da Acint e do governo Municipal.

O governo municipal compreendeu a necessidade do sistema para aumentar a segurança na cidade e fez todos os esforços possíveis para viabilizar sua instalação dentro da completa legalidade. Também participa adquirindo o sistema pré-orçado em R$ 51.200,00 e os móveis para a sala do comando.

O Estado, responsável pela segurança pública, participa através da Brigada Militar que vai agir a partir das imagens das câmaras distribuídas pela cidade, através do sistema instalado no quartel.

A Acint participa com a aquisição das câmaras. Até agora garantiu doações de empresas para compra de oito unidades instaladas. A campanha continua, afirmou o ex-presidente José Barrios, pois o projeto é para 16 câmaras. As contas abertas nos bancos não receberam doações significativas até agora.

O processo de compra iniciou com envio de carta convite para três empresas especializadas, de Passo Fundo, Caxias do Sul e Curitiba (PR). Outras interessadas também poderão participar trazendo proposta até o dia 2 de março, antes da abertura marcada para as 14h. Antes disso, deverão fazer uma visita técnica para conhecer o local da instalação. O engenheiro André Varriale foi convocado para avaliar os itens das propostas, para conferir o atendimento das exigências técnicas. A empresa vencedora terá que proceder com a instalação do sistema, deixando pronto para entrar em funcionamento.

A expectativa é de que até meados do mês de maio o processo esteja concluído e o sistema comece a ser usado.