A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
17 de dezembro de 2009 as 08:28 / Saúde, Sem categoria

Tempo é vida

Doe órgãos. Doe vida.

Para ser um doador, avise sua família.

 

Uma vida para quem doa é muito. Mas uma vida para quem espera é tudo.

 

O que preciso saber para ser um doador?

Para ser um doador no Brasil você não precisa deixar nada por escrito, em nenhum documento. Muitas pessoas acham que é preciso registrar a opção de doador de órgãos na carteira de motorista. Mas isso não é necessário. Basta comunicar a sua família do seu desejo da doação. A doação de órgãos só acontecerá após autorização familiar.

 

Quais os tipos de doador?

Doador vivo: qualquer pessoa saudável, que concorde com a doação. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Pela lei, parentes até o quarto grau e cônjuges podem ser doadores; não parentes, somente com autorização judicial.

Doador falecido: são pacientes em UIT (Unidade de Terapia Intensiva) com morte encefálica, geralmente vítimas de traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral). A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico, como qualquer outra cirurgia.

 

Quais órgãos e tecidos podem ser obtidos de um doador falecido?

Coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, ossos e tendão. Portanto, um único doador pode salvar inúmeras vidas.

 

Para quem vão os órgãos?

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes.

 

Posso ter certeza do diagnóstico de morte encefálica?

Sim. O diagnóstico de morte encefálica é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina. Dois médicos de diferentes áreas examinam o paciente, sempre com a comprovação de um exame complementar. Não existe dúvida quanto ao diagnóstico.

 

Após a doação, o corpo do doador fica deformado?

Não. A retirada dos órgãos é uma cirurgia como qualquer outra e o doador poderá ser velado normalmente.

 

O laço verde, presente nas peças de comunicação sobre doação de órgãos, é o símbolo internacional que identifica todos aqueles que apóiam e participam desta causa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir