11 de dezembro de 2009 as 08:01 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Cidades com colonização holandesa reúnem-se em Castrolanda/PR

Aconteceu no dia 08/12/09, uma reunião com os representantes das Cidades de Colonização Holandesa para tratar sobre os preparativos do Ano Brasil-Holanda (2011). Estiveram presentes o Cônsul Geral da Holanda no Brasil – Sr. Luis W.M. Piët, Assessor do Dep. Federal do Paraná Luiz Carlos Hauly, Sr. Amauri Scudero, além de representantes dos Executivos Municipais, Vereadores e Associações Holandesas das cidades de Holambra/SP, Paranapanema (Campos de Holambra)SP, Castrolanda/PR Arapoti/PR, Carambeí/PR,  Unai/MG e Não-Me-Toque/RS. A cidade de Maracajú/MS também se manifestou pela adesão as festividades, mas não pode se fazer presente. Não-Me-Toque estava representado pela Vice-Prefeita Teodora Lütkemeyer, Vereador Pedro Paulo Falcão da Rosa e o Presidente da Associação Holandesa Sr. Harrie Stapelbroek.

O Objetivo da reunião foi oportunizar uma troca de informações  entre aos participantes apresentando as pautas de cada Associação Holandesa referente as comemorações do Centenário da Imigração Holandesa, definindo estratégias de organização e um calendário com toda a programação no país.

O Cônsul Geral apresentou uma carta do Embaixador dos Países Baixos no Brasil – Sr. Kees Rade, que manifestou apoio à iniciativa para comemorar de maneira festiva o fato que no ano de 2011, será alcançado um marco histórico da imigração holandesa e da formação de colônias no Brasil, manifestando apoio da embaixada dentro da disponibilidade orçamentária normal prevista para 2011,  sem vislumbrar maior aporte de recursos uma vez que a crise econômica atingiu fortemente a Holanda, mas o apoio institucional foi assegurado.

Foi solicitado ao Cônsul Geral para que viabilize a presença do Príncipe ou da Rainha da Holanda no Brasil, em 2011.

Sr. Amauri  Scudero – Assessor do Dep. Luiz Carlos Hauly, informou sobre a tramitação do Projeto de Lei que institui o ano de 2011 como o Ano da Holanda no Brasil, bem como explanou sobre a tramitação de emenda parlamentar protocolada pela bancada paranaense para obtenção de recursos para investimentos e para as comemorações no estado do Paraná.

Todas as representações (cidades) presentes apresentaram a sua intenção de calendário de eventos para 2011. Para o próximo encontro as cidades deverão trazer detalhadamente toda a programação com datas definidas para um Macro agendamento e para o próximo ano será instituída uma Secretaria Executiva para centralizar a organização.