11 de dezembro de 2009 as 15:46 / Gabinete, Sem categoria

“Capital Nacional da Agricultura de Precisão”

Os Poderes Executivo e Legislativo realizaram no dia de hoje, 11 de dezembro de 2009, uma homenagem aos autores dos Projetos de Leis que marcaram o Município de Não-Me-Toque como "Capital Nacional da Agricultura de Precisão".

O ato aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores, e além dos homenageados Armando Carlos Roos, Giovani Cherini, Luis Carlos Heinze, que não pode comparecer devido a compromissos previamente agendados, e Gilberto Goellner, contou com a presença do Secretário do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais Márcio Biolchi representando a Governadora Estadual, do Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, e do Deputado Estadual Pedro Westphalen, Líder do Governo na Assembléia Legislativa.

No momento, foi realizada homenagem ao ex-prefeito Armando Carlos Roos, autor da Lei Municipal n.º 3.343 de 26/02/2007, ao Deputado Estadual Giovani Cherini, autor da Lei Estadual n.º 12.744 de 10/07/2007, ao Deputado Federal Luis Carlos Heinze, autor da Lei Federal n.º 12.081 de 29/10/2009, e ao Senador Gilberto Goellner, relator do Projeto de Lei no Senado Federal.

No ano de 2000 foi dado início a um projeto pioneiro no sul do
Brasil para validar a tecnologia de Agricultura de Precisão: o projeto Aquarius. Desenvolvido em parceria entre a Fazenda Anna e as empresas Stara, Massey Ferguson, Cotrijal, Yara Fertilizantes e a Universidade Federal de Santa Maria, o Projeto Aquarius aplica a tecnologia e sistematiza resultados com o objetivo de demonstrar a viabilidade da agricultura de precisão. Com o ingresso da Cotrijal em 2005 o projeto saltou da Fazenda Anna para propriedades de associados da cooperativa em vários municípios na região.

O município gaúcho já é nacionalmente reconhecido como área de uso de satélite de posicionamento global e foco de aprimoramento da agricultura brasileira por meio de pesquisas inovadoras desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e por inúmeras universidades brasileiras e estrangeiras.