11 de novembro de 2009 as 06:29 / Educação, Sem categoria

Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação

Nos dias 04, 05 e 06 de novembro, na cidade de Guarulhos/SP, reuniram-se Conselhos Municipais de Educação de todo o país a fim de discutir o tema "A Organização da Educação Brasileira e os Conselhos de Educação" e contou com participação da Presidente do Conselho Municipal de Educação de Não-Me-Toque – Saionara Palharini.

Este evento é promovido anualmente pela UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação). A palestra de abertura foi realizada por Genuíno Bordignon que falou sobre o tema do encontro ressaltando a importância dos Conselhos Municipais de Educação como órgãos normativos dos Sistemas Municipais de Ensino.

Temas como o Regime de Colaboração entre os órgãos normativos, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva, Formação e Valorização dos Profissionais da Educação também estiveram em debates nos três dias de encontro, sob forma de conferencias e trabalhos de grupo. Outro ponto destacado também foi a CONAE, Conferência Nacional de Educação, que está mobilizando o país todo através de discussões sobre a Educação brasileira, envolvendo todos os segmentos educacionais, bem como pais e alunos.

Ainda neste evento foi realizada a eleição da nova diretoria da UNCME Nacional, para o biênio 2010/2011, sendo que a Presidência ficou com a Professora Maria Ieda Nogueira do estado de Pernambuco. O XX Encontro será no ano de 2010 em Aracajú.